Tecnologia Assistiva: Plano de Ensino Individualizado

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Introdução à disciplina: Plano de Ensino Individualizado

Olá pessoal! Sejam bem-vindos!

Dentre as várias disciplinas que ministro na graduação, apresentarei aqui a Disciplina Optativa “Plano de Ensino Individualizado”.

Esta disciplina pode ser oferecida para todos os cursos de licenciatura pois aborda as possibilidades de elaboração de um plano de ensino individualizado e  a aplicação de estratégias de ensino no processo de inclusão educacional que venham a atender alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades  e Superdotação. Para tanto é preciso conhecer as possibilidades de aplicação de estratégias de ensino voltadas para atender esses alunos, de forma organizada em um plano de ensino individualizado

A proposta da disciplina é que os licenciandos possam conhecer esse aluno, ter acesso as possibilidades de oferecimento de Estratégias Educacionais, conheçam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) voltados para as adaptações curriculares, e sejam capazes de elaborar um plano de ensino individualizado tendo por base análise, elaboração e avaliação.

Vale ressaltar que o Plano de Ensino Individualizado, no contexto acadêmico, apresenta nomenclaturas diferentes como: Programa de Ensino Individualizado, Plano Individualizado, Plano de Atendimento Individual, dentre outros. Muitas também são as possibilidades de organização desse material.

Objetivos da disciplina

Assim, temos por objetivo neste trabalho:

1. Contextualizar ambientes e situações que requeiram adaptações curriculares.

2. Contextualizar a importância da elaboração de um plano de ensino individualizado e aplicação estratégias de ensino no processo de inclusão educacional do aluno com necessidades educacionais especiais.

3. Conhecer as possibilidades de aplicação de estratégias de ensino organizadas em um plano de ensino individualizado.

4. Apresentar os passos para elaboração de um Plano de Ensino Individualizado.

 

Espaços escolares: Refletindo sobre o tema

Iniciando os estudos vamos refletir um pouco:

Quais os espaços escolares que o aluno com deficiência, TGD, Altas habilidades/Superdotação necessita de mais atenção?

- Nos ambientes de convívio múltiplo como o pátio, a quadra poliesportiva e o refeitório?

- Na própria sala de aula?

- No setor administrativo da escola?

Todos esses espaços são igualmente importantes e necessitam da atenção da equipe gestora no sentido de aperfeiçoar as condições de acesso,  permanência e aprendizado desse alunado ao qual nos referimos.

Vamos assistir a um vídeo que aborda, em especial, os espaços escolares que normalmente um aluno vivencia na escola.

Como visto no vídeo, não basta analisar e apontar as necessidades dos alunos, mais que isso é preciso que se conheçam as possibilidades de intervenção e possíveis estratégias de ensino. Estas devem estar disponíveis para que os professores possam fazer suas escolhas e atender as especificidades de cada um de seus alunos. Vamos começar com as possibilidades no campo das adaptações curriculares. Assim, vejamos o que nos traz o PCN Adaptações Curriculares: Estratégias Para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Este documento foi elaborado no ano de 1998 e pode ser considerado como um marco nas políticas públicas para a inclusão. Depois dele muitos outros estudos se consolidaram, contudo é o ponto de partida. Na sequência temos uma síntese dos pontos principais e você pode fazer o download na íntegra deste material aqui.

Download: Texto Completo - PCN - Adaptações Curriculares.pdf

Acompanhe uma síntese sobre as adaptações curriculares.  

Download: Síntese - Adaptaçoes Curriculares.pdf

Leitura complementar: textos importantes

Muito bem, como vocês viram muitas são as possibilidades, mas para efetivá-las num plano de ensino individualizado o próximo passo é a realização de uma avaliação inicial do aluno, para que então seja possível a proposição das atividades e estratégias mais adequadas a condição dele.

Antes de realizar os registros na ficha de avaliação, propomos como leitura complementar alguns textos referentes a cada uma das áreas aqui presentes:

Link para download do texto DA: http://migre.me/rwmXB 

Link para download do texto DI: http://migre.me/rwmYT

Link para download do texto DV: http://migre.me/rwn0t

Link para download do texto DF: http://migre.me/rwn1k

Link para download do texto TGD: http://migre.me/rwn2t 

Link para download do texto Altas Habilidades/Superdotação: http://migre.me/rwn3G 

 

Um possível roteiro de avaliação foi elaborado pela Profª. Anna Augusta Sampaio de Oliveira. Bastante abrangente permite ao professor apontar e analisar o aluno de forma global não apenas em suas dificuldades e limitações, mas, principalmente em suas potencialidades.

Download: Referencial de Avaliacao Pedagogica.pdf

Adaptações e adequações: Sequência de vídeos

Agora que o aluno já está devidamente avaliado vamos nos aproximar de possíveis adaptações e adequações nas mais diversas áreas. Assim, disponibilizamos uma sequência de vídeos com esse objetivo: 

Vídeo sobre DA:  https://www.youtube.com/watch?v=S6PrJcPJIes

Vídeo sobre DI: https://www.youtube.com/watch?v=ess5_j-QWZI

Vídeo sobre DV: https://www.youtube.com/watch?v=iFqhDH_n3Ac

Vídeo sobre DF: https://www.youtube.com/watch?v=dC3aBEgndzE

Vídeo sobre TGD: https://www.youtube.com/watch?v=tqEUEKC8MOc

Vídeo sobre Altas Habilidades/Superdotação: https://www.youtube.com/watch?v=m7nTgsRkE9w

Bom, já estamos finalizando os estudos. Agora apresentamos uma das possibilidades de elaboração de um plano de ensino individualizado. Voltamos a enfatizar, esta é uma possibilidade, pois diversos autores, diversas secretarias municipais ou estaduais de educação apresentam modelos e formulários diversos, os quais buscam atender as necessidades do contexto. Espero que estes estudos tenham possibilitado reflexões e inspirado possibilidades em seu campo de atuação. Bom Trabalho!!!!

Download: Plano de Ensino Individualizado.docx

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