Localização

Até 30 de abril é possível concorrer a 114 vagas 

Professoras e pesquisadoras vinculadas ao Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) apresentarão suas obras em eventos em São Paulo e Presidente Prudente

Em novo ciclo de encontros, o coordenador pedagógico do curso oferecido pelo NeaD/Unesp estimula o envolvimento e a constância nos estudos

Os professores conheceram as instalações, a atuação e o potencial do núcleo para a inovação das práticas pedagógicas da universidade

Com ampla experiência em tecnologias educacionais, o professor criou e coordenou por 7 anos o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista

 

O governador Geraldo Alckmin nomeou o professor Klaus Schlünzen Junior diretor acadêmico do Conselho Técnico-Administrativo da Univesp – Universidade Virtual de São Paulo. O decreto de designação foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 18 de fevereiro de 2017. 

Docente da Unesp - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Schlünzen vai liderar, durante os próximos quatro anos, uma equipe de gestão acadêmica e técnico-pedagógica da Univesp, acompanhando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo o planejamento, desenvolvimento e avaliação dos cursos oferecidos. ”Vamos unir esforços com a presidente Maria Alice Carraturi Pereira e os demais integrantes dos conselhos da Univesp, com o objetivo de continuar a incentivar a educação mediada por tecnologia e impulsionar a inovação técnica e pedagógica, com substancial ampliação de vagas na educação superior pública de qualidade, empregando metodologias ativas de aprendizagem e incentivando iniciativas de mobilidade virtual”, afirma o novo diretor. 

Atuação

Schlünzen possui ampla experiência em tecnologias na educação, formação de professores, educação híbrida, gestão do conhecimento, informática na educação e aprendizagem organizacional.  Atualmente, é professor do Departamento de Estatística e do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Também é membro da Comissão Permanente de EaD da Unesp; do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES/MEC; da Câmara de EaD da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e da Comissão de Institucionalização da Educação Híbrida na CAPES/MEC. 

Na Unesp,  Schlünzen foi responsável pela criação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), por meio do qual viabilizou parcerias com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, bem como com organizações da sociedade civil, a fim de desenvolver ações e pesquisas de promoção da inovação e inclusão educacional por intermédio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da Tecnologia Assistiva. 

Resultados à frente do NEaD/Unesp

Em sete anos de existência, o NEaD, ofertou mais de 50 cursos a distância e semipresenciais de graduação, pós-graduação e extensão, beneficiando quase 30 mil cursistas. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e os seus diversos materiais educacionais são acessíveis, oferecendo recursos como legendas, Libras e audiodescrição.

As iniciativas de fomento à acessibilidade e inclusão no ensino superior garantiram ao NEaD o reconhecimento de dois organismos internacionais em 2016. O núcleo da Unesp recebeu menção de honra da Organização Universitária Interamericana  durante o Prêmio Interamericano de Inovações Educativas no Ensino superior. E destacou-se no prêmio Reimagine Education, obtendo o bronze entre as universidades da América Latina. 

O professor Schlünzen também instituiu a Unesp Aberta, que oferece gratuitamente 75 cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas, além de 194 e-Books, beneficiando mais de 207 mil pessoas. Além disso, o NEaD disponibiliza um acervo digital com 120 mil objetos educacionais da Unesp, entre materiais didático-pedagógicos, documentos, teses, dissertações e artigos científicos.

Univesp: conhecimento como bem público

Criada em 2012, a Univesp é a quarta universidade estadual paulista, com cursos de graduação, pós-graduação e extensão, totalmente gratuitos, oferecidos por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.  A universidade também usa a tecnologia a serviço da cidadania, sob o lema “o conhecimento como bem público”, a instituição disponibiliza no You Tube todo o conteúdo produzido pela Univesp TV, para ser utilizado como material de apoio aos estudos. São aulas, cursos livres e programas com temas variados. Além disso, a Univesp oferece em seu site recursos educacionais abertos (jogos, mapas e infográficos interativos) para estimular o interesse, promover o engajamento e facilitar a aprendizagem.  

Para o professor Schlünzen, essa iniciativa está alinhada com a Unesp Aberta e o Acervo Digital do NEaD. “Vivemos em um novo contexto, no qual a educação informal tem um importante papel social de democratização do conhecimento”. Segundo o novo diretor acadêmico, a Univesp também possui diretrizes alinhadas com o NEaD/Unesp em relação à educação formal. “Ambas instituições entendem que o professor deve proporcionar uma aprendizagem personalizada, que faça sentido para o estudante em seu contexto de vida. É esta a prática pedagógica que será potencializada na Univesp”. 

 

 

  • LogoAna
  • LogoAndef
  • LogoCapes
  • LogoCulturaAcademica
  • LogoEditoraUnesp
  • LogoEscolaDeFormacao
  • LogoEstadoSP
  • LogoFundacaoEco
  • LogoFundunesp
  • LogoMec
  • LogoProex
  • LogoPrograd
  • LogoPropg
  • LogoSecEducacao
  • LogoUab
  • LogoVunesp