Publicado em 22 Junho 2012

Layout do Acervo Digital da Unesp completa 1 ano

Imagem de uma página de vídeos do Acervo |Digital para visualização do novo layout.A média de consultas é de 3 mil acessos mensais

Há 1 ano, o Acervo Digital da Unesp (Universidade Estadual Paulista) ganhava novo projeto gráfico. Com a reformulação do layout, o número de visualizações tem crescido e hoje, a média de consultas é de 3 mil acessos mensais.

O Acervo Digital é um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela Unesp, vinculados aos cursos e disciplinas oferecidos, e de acesso livre a qualquer pessoa (da Universidade ou não). O objetivo principal desta iniciativa é disponibilizar ao público materiais como suporte ao ensino e divulgação da produção científica da Unesp.

Desenvolvido em 2008, passou por uma repaginação em 2011, que modernizou o layout e a estrutura de dados, com o propósito de torna-lo mais didático e acessível.

É composto de mais de 17 mil objetos educacionais entre vídeos, imagens, textos, softwares, etc. Nele, as informações são catalogadas e organizadas em quatro comunidades: Acervo Histórico-Cultural; Documentação Permanente; Objetos Científicos e Objetos Educacionais.

O GTI (Grupo de Tecnologia da Informação) do NEaD (Núcleo de Educação a Distância da Unesp), desenvolveu esta ferramenta através da customização do software DSpace que, de acordo com o coordenador da equipe, Pierre Archag Iskenderian, é uma solução de código aberto que permite o armazenamento, compartilhamento e preservação de conteúdos digitais.

“Todos os arquivos armazenados ficam disponíveis na web gratuitamente para download. O usuário também pode cadastrar um email para receber notificações de novos materiais incorporados às comunidades”, relata Iskenderian.

O Vice-Reitor em exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan, destaca que o Acervo Digital é uma consequência positiva da melhoria das ferramentas de divulgação utilizadas hoje pela Unesp. “É a melhor forma de nos mostrarmos como uma Universidade de qualidade, pois são ferramentas fundamentais para esta visibilidade, que levam até a comunidade o conhecimento produzido por nós”, conclui Durigan.

Entre os conteúdos disponibilizados no Acervo Digital, estão os materiais textuais e vídeos dos cursos de Educação a Distância da Unesp realizados por meio dos projetos Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), e UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Soraia Marino – NEaD

(texto e foto)