Publicado em 21 Junho 2012

Unesp e Ministério do Esporte assinam termo de colaboração

O reitor em exercício da Unesp, Julio Cezar Durigan, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, assinam o termo de colaboração.
Documento estabelece projetos de parceria durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas

Foi assinado na última segunda-feira (18), termo de colaboração entre a Unesp e o   Ministério do Esporte que prevê o estabelecimento de parcerias durante eventos  esportivos, em especial a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O documento foi assinado pelo vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp, Julio  Cezar Durigan, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em solenidade na sede da  reitoria, na capital paulista. “A cooperação firmada hoje com a Unesp é a mais  ampla e avançada que já estabelecemos na área acadêmica”, afirmou o ministro.

“Entendemos que a universidade tem de ir ao encontro das necessidades da  sociedade brasileira. Dessa forma, a Unesp se coloca à disposição do ministério para  trabalharmos em conjunto na promoção do esporte”, afirmou Durigan, acrescentando  que a Unesp dispõe de pólos de excelência na área de esporte nos câmpus de Bauru,  Presidente Prudente e Rio Claro.

“A Copa e as Olimpíadas abrem grandes possibilidades de desenvolvimento para o país na ciência do esporte, saúde, telecomunicações, turismo e engenharia”, disse o ministro. “Para isso, necessitamos do apoio institucional de universidades como a Unesp e confio que essa cooperação em várias disciplinas produzirá resultados para o governo, a Unesp, o Estado de São Paulo e o Brasil”, acrescentou.

O documento estabelece colaboração em seis áreas – educação física, fisioterapia, turismo, saúde pública, agricultura e engenharia – para a solução de problemas relacionados ao Mundial e as Olimpíadas. Em um primeiro momento, diversas unidades da Unesp apresentaram projetos e iniciativas que serão analisados pelo Ministério do Esporte.

As propostas incluem o atendimento de atletas nos centros esportivos da Universidade, a avaliação dos gramados de campo de futebol, a capacitação de profissionais de turismo, a análise da infraestrutura aeroportuária do país, entre outras. “São todos projetos de excelência, que serão examinados e, futuramente, executados”, disse o ministro.

Eliza Muto – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

(foto: Daniel Patire)