Publicado em 20 Junho 2012

Começam hoje os estudos da disciplina 7 do Programa REDEFOR

Na imagem, a capa da apostila interativa do curso de Arte para a disciplina 7.
Trabalho segue até 7 de agosto

Nesta quarta-feira têm início os estudos das disciplinas de número 7 para os cursistas da 2edição do projeto Redefor/Unesp.

Com o objetivo de oferecer formação continuada aos educadores, os cursos de especialização em Artes, Filosofia, Geografia, Língua Inglesa e Química trazem na primeira semana de trabalho da disciplina, conceitos gerais que abrangerão o entendimento dos assuntos a serem estudados no decorrer das próximas semanas.

O curso de Artes apresentará, ao longo deste período, cinco temas inseridos na disciplina intitulada “Estética”, que “parte da discussão da sensibilidade e do belo na natureza mas que, consequentemente na modernidade e na contemporaneidade, se volta quase que completamente para a discussão das Artes, pois nelas estariam as maiores representações das atividades humanas e da ideia de belo”, relata um dos professores-autores, Anderson de Souza Zanetti da Silva.

Por sua vez, a especialização em Filosofia abordará, neste período de estudos sobre a  “Filosofia da Mente”, temas como Problemas Centrais da Filosofia da Mente e Modelos Mecânicos da Mente. Segundo os professores-autores, André Leclerc, Maria Eunice Quilici Gonzalez e Mariana Claudia Broens, a disciplina tem a intenção de investigar os principais problemas relacionados à natureza da mente – dos eventos, estados, processos e das funções mentais – bem como sua relação com o corpo e o meio ambiente.

Já os cursistas de Geografia terão três temas principais, que realizam a análise do “contexto histórico-geográfico que originou e estruturou a hegemonia americana, considerando a relação econômico-financeira e político-militar dos Estados Unidos com os países latino-americanos, europeus, asiáticos e africanos”, relatam os professores-autores Eduardo Augusto Ribeiro Werneck, Raul Borges Guimarães e Regina Celia Correa de Araujo.

No curso especialização em Língua Inglesa será abordada a definição de alguns conceitos sobre a escolha de um assunto e como aplicar metodologias no trabalho de finalização do curso em andamento. “Este capítulo, dividido em três temas, está atrelado à busca da compreensão do que é uma pesquisa acadêmica, de como o professor pode atuar como pesquisador de questões teóricas, inerentes ao processo ensino aprendizagem de Língua Estrangeira e de sua própria realidade. Buscaremos, também neste espaço, auxiliá-lo na compreensão de como iniciar a organização de seu projeto de pesquisa”, comenta a professora-autora, Rozana Aparecida Lopes Messias.

Por fim, os alunos do curso de Química trabalharão a disciplina “Energia Elétrica e Reações Químicas”, em cinco temas distintos, que abordarão assuntos como as reações de oxirredução, a eletrólise e a corrosão. “O estudo do processo de corrosão é importante do ponto de vista industrial e ambiental, uma vez que afeta a durabilidade das estruturas e peças metálicas (ou não), as construções e monumentos, entre outros”, finaliza um dos professores-autores, Mauricio Cesar Palmieri.

A coordenadora acadêmica do Redefor, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, afirma que o cursista deve dar, a cada disciplina e assuntos apresentados, uma atenção especial. “A dedicação aos curso, principalmente nestas fases finais, é muito importante para que o aluno chegue ao TCC com uma boa ‘bagagem’ para a construção do projeto.”

DISCIPLINA 6
Foram apresentados na disciplina 6 - que se encerrou na última terça-feira (19/06), os temas: Recepção e Mediação do Patrimônio Artístico e Cultural (Artes); Filosofia da Linguagem (Filosofia); Geografia Regional – América Latina e África (Geografia); Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC aplicadas à LE (Língua Inglesa); e Os tipos de Ligações Químicas do ponto de vista energético e estrutural (Química).

Soraia Marino – NeaD
(texto e foto)