Publicado em 18 Junho 2012

Matemática encerra a Disciplina 20 do curso de Pedagogia da Unesp/Univesp

Alunos de Presidente Prudente realizam atividade do curso pelo computador.Conteúdo apresentou uma nova perspectiva de trabalho com os alunos em sala de aula.

Depois de quase dois meses em desenvolvimento,  a disciplina 20, Conteúdo e Didática da Matemática do curso semipresencial de Pedagogia da Unesp/Univesp, teve seu encerramento. Seu conteúdo caracterizou -se pela associação entre a apropriação da própria matéria pelos formandos e as possibilidades dela para o ensino das crianças nos anos iniciais da escolaridade básica.

Para o professor Marcelo de Carvalho Borba, organizador do material, a disciplina foi  uma porta de entrada para o cursista que seguir como professor de Matemática dos anos iniciais. Além disso, para aqueles que serão gestores, Borba espera que o material tenha mostrado  a importância
de se  abrir espaço na agenda geral da escola para um maior estudo destes conceitos.

O orientador de disciplina do Polo de Presidente Prudente, Prof. Edson de Castro Quintanilha, ressalta que o caderno abordou, tanto na teoria quanto na prática,  elementos fundamentais para a formação do aluno. “O material
teve uma linguagem acessível e o número de atividades foram suficientes para que os cursistas se relacionem melhor com a Matemática”, comenta Castro.

Outro ponto, destacado pela Prof. Maria das Graças de Araújo, orientadora de disciplina do Polo de Presidente Prudente, foi a nova construção do
conhecimento matemático. “O ponto principal trabalhado neste caderno foi os cursistas enxergarem que cada aluno constrói suas próprias estratégias para a resolução de um problema matemático”, lembra a orientadora.

O cursista Edvaldo de Souza Almeida Júnior, graduado em Letras, afirma que apesar de ser da área de Humanas, não teve dificuldades com a Matemática. “Nesse curso sempre há uma troca de experiência com os outros alunos, pois você acaba ajudando aqueles que têm dificuldades em algumas áreas do conhecimento”.

Outra que também teve facilidade com a disciplina foi a aluna Erika Aparecida Navarro Rodrigues, formada em Matemática. Para ela, além da
troca de experiência nos encontros presenciais, o contato pedagógico veio para acrescentar e ensinar melhores e novas formas de trabalho destes conteúdos com os alunos em sala de aula.

Disciplina 21 – Conteúdos e Didática de História e Eixo Articulador

Tem início hoje (18/06), o Eixo Articulador: Educação Especial e Inclusiva – Parte IV, organizado pela professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. E no dia 22 de julho os alunos iniciarão as atividades da Disciplina 21: Conteúdos e Didática de História, organizado pela professora Teresa Malatian.

Dalner Palomo - NEaD
(texto e foto)