Publicado em 15 Junho 2012

Universidade lança projeto Unesp Aberta

O coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, em palestra no lançamento da Unesp Aberta. Ação disponibiliza conteúdos e materiais de disciplinas online

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) passou a oferecer on-line e gratuitamente, desde ontem (14/06), os conteúdos e materiais didáticos em formato digital dos seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UNESP), nas modalidades a distância e presenciais.

O projeto, intitulado Unesp Aberta, disponibiliza disciplinas livres pela internet como uma nova oportunidade de aperfeiçoamento e formação dos docentes nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

Segundo o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, "a iniciativa é de grande importância não só para a Unesp, pois oferece a qualquer pessoa do Brasil e do mundo a oportunidade de acesso ao conhecimento que produzimos. Além disso, vai ao encontro da crescente valorização desta modalidade no mundo, cenário reforçado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Harvard University no mês passado, que tornaram pública a parceria inédita que viabiliza a disponibilização de cursos a distância pela internet com versões on-line das aulas ministradas presencialmente nestas universidades".

Entre os materiais disponíveis estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares educacionais e animações, além de 300 videoaulas, 300 textos, 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica (iniciativa da Editora Unesp e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da universidade) e o acervo da biblioteca digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e aos centros de documentação da Universidade.

“Esta ferramenta representa, principalmente, um retorno para a comunidade que mantém a Unesp, pois estamos devolvendo a eles tudo que é investido em forma de conhecimento”, relata a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge. Ela afirma, ainda, que  a Pró-Reitoria procura sempre estimular o e-learning, pois considera esta modalidade uma importante maneira de oportunizar uma formação continuada aos alunos que já saíram da Unesp, e aos que não tem a oportunidade de fazer parte da Universidade.

A iniciativa deste lançamento é da Reitoria da Unesp (no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão) em parceria com o NEaD. Segundo o Vice-Reitor em exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan, antigamente não havia um lugar específico onde as pessoas pudessem ter acesso ao que é produzido na Universidade. “Agora, este projeto veio consolidar a existência e a importância na Unesp. Com a evolução das ferramentas utilizadas, que antes não tínhamos, conseguimos não só disponibilizar nosso site em dez línguas distintas, como também desenvolver trabalhos como o Unesp Aberta, o Acervo e a Biblioteca Digital, que propagam e tornam público o nosso trabalho. Assim, a valorização e o crescente investimento nos mesmos e em novas ferramentas de divulgação é apenas questão de tempo e de cultura”, conclui Durigan.

A cerimônia de lançamento do Unesp Aberta foi realizada no NeaD, e marcou também a inauguração do novo auditório do Núcleo, que foi totalmente renovado, e hoje conta com 150 lugares, além de uma sala de reunião, salas de aulas e modernos equipamentos audiovisuais.

COMO UTILIZAR

Para ter acesso aos materiais, será necessário a criação de um login e uma senha no site do Unesp Aberta. Também serão incluídas versões em inglês e espanhol, bem como a incorporação de recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição.

É importante ressaltar que o acesso ao conhecimento produzido na Unesp não dá direito a qualquer tipo de certificação de conclusão ou apoio educacional (tutoria).

Soraia Marino – NEaD
(texto e foto)