Publicado em 12 Junho 2012

Cursista Redefor organiza Semana de Química em colégio de Atibaia

Imagem de experimentos químicos para representar a realização da semana temática em Atibaia. Os principais objetivos dos cursos de especialização do programa REDEFOR/UNESP é levar até o professor novas formas de ensinar, para o aperfeiçoamento a respeito da aprendizagem da disciplina, ou seja, melhoria na forma de trabalhar os conteúdos estudados com os alunos dentro da sala de aula. Ciente disto, o cursista em especialização de Química do Redefor, Vladimir Guedes, organiza a VI Semana de Química, de 18 a 22 de junho, no Colégio Populos de Atibaia, em parceria com o também professor da instituição, José Pedro Thompson Junior.

Além de mostrar a importância da Química para a sociedade, o evento visa comemorar o Dia do Químico (18 de junho) e incentivar a prática experimental de seus alunos. A principal atração do evento será um show de Química, com uma apresentação de fenômenos químicos estudados pelos alunos para interagir e aproximar o público do universo da Química.

Para Guedes, as diversas formas pedagógicas de mostrar os conceitos químicos apresentados no Redefor são aplicadas por ele em sala de aula, e refletem diretamente no interesse dos alunos pela matéria e participação do evento. “O meu curso Redefor muito contribuiu para a realização deste evento, ao mostrar a importância da experimentação para o ensino de Química”, destaca.

Este ano o principal assunto apresentado na semana são propostas ambientalmente corretas quando aplicadas no âmbito industrial. Durante o evento, o público poderá assistir a palestras de educadores e também conferir as apresentações de experimentos de alunos, desenvolvidos ao longo de dois meses com a coordenação dos professores com os focos na aplicação industrial e comprometimento ambiental. Além disso, haverá uma premiação aos melhores experimentos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O cursista destaca, ainda, que sempre busca utilizar a tecnologia a favor do ensino. “Procuro utilizar formas diversas de tecnologia de Informação para ministrar aulas a nossos alunos. Assim como no curso REDEFOR, acreditamos que a T.I. é uma ferramenta importante que veio para auxiliar na educação” conclui Guedes.

Soraia Marino – NEaD
(foto: química)

VI SEMANA DE QUÍMICA
Data: 18 a 22 de junho, das 19h30 às 22h
Local: Colégio Populos - R. Dr. Eurico de Souza Pereira, 100 - Alvinópolis – Atibaia

Organizadores: Vladimir Guedes e José Pedro Thompson Junior
Programação:
•    18/06 – Abertura – Palestra “EMPREGABILIDADE” com a Prof.ª Cíntia Barbeiro
•    19/06 – Apresentação dos experimentos realizados por grupos de alunos
•    20/06 – Palestra “A QUÍMICA DA VIDA” ministrada por  Juliana de Souza e Silva – Representante do CRQ IV Região.
•    21/06 – QUIZ – Jogo de perguntas e respostas entre os cursos técnicos existentes no colégio
•    22/06 – Entrega da premiação aos melhores experimentos e show da química.