Publicado em 20 Abril 2012

Aplicativo para android aos alunos de Pedagogia Univesp

Imagem de uma das telas do aplicativo sobre a Semana da Arte Moderna.Os alunos do curso de Pedagogia da Univesp/NEaD, que possuem um celular com sistema operacional Android (versão 2.2 ou acima), agora podem contar com o aplicativo "Reflexões Sobre a Arte”, que tem como ideia principal o acesso aos conteúdos da disciplina de Artes por meio de textos, vídeos, animações, indicações de artigos, vídeos e sites, que visam o aprofundamento em algumas temáticas nomomento em que estiverem no ambiente interativo.

Todo roteiro, produção, edição e pós produção foram desenvolvidos por Leonardo Enrico Schimmelpfeng, e a interatividade do projeto por Fábio Cardoso, que são alunos do Mestrado em Televisão Digital do PPGTVD (Programa de Pós Graduação em Televisão Digital da Unesp).

O trabalho, intitulado “Roteiro e Produção Interativa para Celulares em Cursos de Educação a Distância na Televisão Digital Interativa”, tinha como ponto de partida o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais interativos para dispositivos móveis e portáteis (celulares, tablests e TVs portáteis). “A ideia inicial era de que o produto final fosse disponibilizado no curso de Educação a Distância e transmitido no canal exclusivo de transmissões para celulares da televisão digital interativa – TVDi. Porém, por não haver cursos de EaD para a TVDi, optamos por realizar a programação do aplicativo interativo em sistema operacional Android (voltado para celulares e tablets), e disponibilizar o aplicativo no Acervo Digital do NeAD e na web”, relata Schimmelpfeng.

Ele conta, ainda, que o roteiro tem como base os temas trabalhados no curso, disponibilizado nos cadernos dos alunos e gestores, e que o contato com o corpo de coordenadores do NEaD/Univesp foi fundamental para que o resultado deste trabalho saísse de acordo com as demandas pedagógicas do curso.

Segundo Leonardo, “o aplicativo coloca os alunos em contato com uma narrativa audiovisual que tem a intenção de proporcionar algumas referências imagéticas de movimentos artísticos, e também despertar a curiosidade para buscar novas referências. O fluxo do vídeo principal parte da Semana da Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, e segue com os movimentos artísticos rumo à arte contemporânea”.

Outro ponto importante é que ele disponibiliza aos cursistas fontes de referência das imagens e vídeos produzidos, através de uma ficha técnica que apresenta todas essas informações.  Desta forma, os estudantes conseguem navegar pelos sites que serviram como fonte na pesquisa no desenvolvimento do aplicativo.

Para quem quiser adotar o “Reflexões Sobre Arte” nos estudos, seguem abaixo as especificações e configurações necessárias:

- Para utiliza-lo na web ;
- Para baixa-lo em seu aparelho, pelo link do Acervo Digital do NEaD ;
- Disponível para celulares com sistema operacional Android versões 2.2 ou acima;
- Processador ARMv7 com um mínimo de 550MHz e suporte a renderização por hardware do formato H264;
- 256MB de RAM;
- Espaço disponível de 65,5 MB na memória interna do aparelho;