Publicado em 19 Abril 2012

Governador de SP assina projeto para criação de Universidade Virtual em 2013

Alunos do curso de Pedagogia do Polo Ipiranga, em São Paulo, realizam atividades na sala de Informática.

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que transforma o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em Fundação, com autonomia administrativa. A proposta ainda será encaminhada para a Assembleia Legislativa e, se aprovada, a nova instituição será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.

Durante o evento, Carlos Vogt, coordenador do Programa Univesp, apresentou o projeto, implantado em 2008 e que hoje oferece cursos de graduação e especilização em parceria com as universidades estaduais de São Paulo. O primeiro curso oferecido dentro do Programa foi a graduação semipresencial em Pedagogia, em parceria com a Unesp, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e que forma sua primeira turma em 2013.

Na apresentação, o coordenador também destacou que com a  Fundação Univesp serão oferecidos novos cursos, em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Centro Paula Souza. Já o governador Geraldo Alckmin enfatizou que essa parceria será continuada e ampliada para que os novos cursos possam atingir um maior número de estudantes no Estado, aproveitando a grande estrutura de Câmpus nas cidades do interior, principalmente no caso da Unesp.

O Secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, também ressaltou a importância da parceria do Programa Univesp com a Unesp e  afirmou que a experiência com o curso de Pedagogia foi um exemplo de que o ensino superior público a distância é um dever do Estado.

Representando a Unesp na cerimônia estavam o vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan, a pró-reitora de Graduação, Sheila Zambello de Pinho e o coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Klaus Schlünzen Junior. “Como a experiência que temos da primeira graduação pela Univesp é muito positiva, acredito que essa ampliação da parceria continuará atendendo as necessidades do ensino superior através da tecnologia”, declara Schlünzen Junior.

Novos cursos

O projeto de lei assinado pelo governador prevê, já para 2013 e para os primeiros anos da Fundação Univesp, a oferta de novos cursos de licenciatura, especilização e bacharelados em diversas áreas, entre elas Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.

A Unesp participa de estudos para a oferta desses novos cursos semipresenciais. A previsão é de que ainda durante o primeiro semestre deste ano, algumas propostas já estejam elaboradas com definição de diretrizes gerais e projetos pedagógicos.

Primeira graduação a distância da Unesp

No âmbito da Univesp, a Unesp oferece o curso semipresencial de Pedagogia, cujo objetivo é oferecer formação em nível superior para professores em exercício na Educação Básica, preferencialmente na rede pública de ensino. Este é o primeiro curso de graduação a distância oferecido pela Universidade, a primeira turma teve início em março de 2010.

Informações: http://www.unesp.br/univesp

Pamela Gouveia - NEaD