Publicado em 29 Março 2012

Unesp forma primeira turma de especialização a distância

Mesa com um computador, um caderno e lápis em destaque, representando a educação a distância. Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Unesp iniciou, em outubro de 2010, cinco cursos de especialização a distância voltados para a formação de professores do ensino médio e do segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º anos). A ação integra o programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Nessa primeira edição, 1.100 professores foram especializados, ao longo de 12 meses, em cinco áreas do conhecimento: Língua Inglesa, Arte, Geografia, Filosofia e Química.

Os cursos foram oferecidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da Unesp e resultaram na primeira iniciativa de Especialização a distância da instituição a concluir turma. A segunda edição teve início em setembro de 2011 com 3.950 alunos.

“Foi instigante e, ao mesmo tempo, desafiador expandir o conhecimento gerado na própria Universidade dentro de uma modalidade específica, como a educação a distância”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge. “Aprendemos a construir esse conhecimento explorando ao máximo os recursos das tecnologias digitais”, completa.

Além da Unesp, as outras duas universidades públicas estaduais (USP e Unicamp) também oferecem cursos pelo programa Redefor. A duração é de 12 meses, com carga horária total de 360 horas, divididas em 320 horas de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem e 40 horas em encontros presenciais. Ao todo são oito disciplinas, além das avaliações presenciais. Ao final, o estudante elabora um trabalho de conclusão de curso.

Pesquisa de avaliação

Uma pesquisa de avaliação do curso desenvolvida pela Secretaria e realizada com 3 mil (dos cerca de 9 mil) alunos dessa primeira edição revelou que 36% nunca tinham participado de cursos a distância ou em ambiente virtual de aprendizagem. E quando questionados se a experiência contribuiu para aprender a utilizar o computador e a internet, 63% afirmaram que a contribuição foi muito significativa.

A maioria dos estudantes (93%) acessam o ambiente virtual de aprendizagem e os conteúdos do curso na própria casa, e 72% se consideraram muito comprometidos com as atividades do curso. Sobre a contribuição para a prática como professor na rede pública estadual, 65% disseram que o curso foi muito relevante e a maioria dos alunos avaliou o apoio e o estímulo dos professores tutores como fundamentais.

“A primeira edição também foi um período de aprendizagem para a Universidade. Ficamos atentos para fazer melhorias constantes em todas as etapas”, relata Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora pedagógica do projeto Redefor no Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD) .

Com os bons resultados dos trabalhos de conclusão de curso da primeira turma, a Universidade publicará as dez melhores pesquisas dos alunos de cada curso, no formato de e-books.

Material didático próprio

Segundo a Secretaria de Educação, o programa Redefor foi desenvolvido para oferecer cursos seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Propostas Curriculares da Secretaria. Na Unesp, o conteúdo pedagógico de cada um dos cinco cursos é elaborado por professores pesquisadores da própria instituição, mestres e doutores, chamados de professores autores.

A gestão é realizada pelo NEaD, com uma equipe multidisciplinar responsável pelo ambiente virtual de aprendizagem, pela produção do material didático e pela definição das atividades semanais, em conjunto com os professores autores. “O foco na elaboração dos materiais foi o cuidado na integração das mídias com os conteúdos, observando a qualidade da informação e a forma como ela é passada”, ressalta Elisa.

Os alunos do programa na Unesp têm acesso a um material diferenciado, desenvolvido pela equipe de comunicação do Núcleo: o PDF Interativo. Um recurso que permite a visualização de textos, vídeos, imagens e hiperlinks em um único arquivo PDF (extensão de documento eletrônico visível com o programa Adobe Acrobat Reader), com layout personalizado e menu navegável.

A ferramenta segue a tendência dos e-books e agrega os vídeos produzidos pelo NEaD, também idealizados pela equipe, que trazem entrevistas e aulas com os professores autores. “A Unesp criou um material didático de altíssimo padrão colocado à disposição da rede estadual. Cumpriu-se assim o papel da Universidade pública, geradora de conhecimento, disseminado gratuitamente à sociedade”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação.

Todo o material do Programa Redefor/Unesp está disponível para download no Acervo Digital da Unesp.

Pamela Bianca Gouveia - NEaD
(texto e foto)