Publicado em 17 Janeiro 2012

Estudo de Prudente sobre informática na educação é premiado em simpósio

O professor Klaus Schlünzen Junior, a ex-aluna da Unesp Palomo Alline Alves Rodrigues e a professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen posam para foto com o certificado da premiação.

Trabalho dispõe objetos educacionais de física em repositório digital

Com o trabalho “Pesquisa, Seleção e Catalogação de Materiais Digitais de Física para o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)”, Paloma Alinne Alves Rodrigues, ex-aluna do curso de Física da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), Câmpus de Presidente Prudente, da Unesp, recebeu o primeiro lugar no concurso de Dissertação, Tese e Trabalho de Conclusão de Curso, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

O anúncio da premiação foi realizado no final de novembro durante o 22o. Simpósio Brasileiro de Informática e Educação (SBIE), promovido na cidade de Aracaju, Sergipe. O concurso é dividido em três fases com a seleção de trabalhos recebidos em âmbito nacional.

No TCC, Paloma estudou o histórico da informática aplicada à educação, com análise do processo de seleção de objetos educacionais - recursos digitais de suporte ao aprendizado, neste caso, na área de física. Em seguida, ela catalogou essas ferramentas para que pudessem ser utilizadas no ambiente escolar.

Dentre os 703 materiais digitais do ensino médio localizados no período de 2008 e 2009, 200 foram avaliados e 153 estão catalogados e disponíveis para todos os professores brasileiros e de outros países, dentro do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), do Ministério da Educação (MEC).

“Espero que os professores da rede pública façam uso desses materiais, catalogados pela equipe da FCT e que contribuam para fazer a diferença na rotina de estudos dos alunos", declara Paloma. A ex-aluna foi orientada pela professora, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, que lidera desde 2008 um grupo de pesquisa da FCT sobre o repositório digital BIOE do MEC, junto com o professor Klaus Schlünzen Junior.

Após a conclusão da graduação, Paloma continua fazendo parte do grupo de pesquisa da FCT no Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES) da Unesp e é aluna de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do ABC, com estudo sobre a perspectiva da formação de professores de Física para o uso das tecnologias, em especial o uso do BIOE.

Acervo Digital da Unesp

Em repositórios online de objetos educacionais o educador encontra uma gama variada de recursos nas mais diversas áreas do conhecimento, que possibilitam mudanças pedagógicas em suas aulas, como: áudio, vídeo, animação, imagem, hipertexto, além de softwares educacionais.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento produzido na instituição, a Unesp lançou recentemente o repositório chamado Acervo Digital, desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), por meio da customização do software DSpace (uma solução de código aberto que permite o armazenamento, compartilhamento e preservação de conteúdo digital).

No endereço os professores encontram conteúdos gerados e adquiridos pela Universidade, vinculados aos cursos e disciplinas e uma categoria específica que reúne Objetos Educacionais, disponíveis gratuitamente para download. O Acervo Digital da Unesp também vinculou o BIOE do MEC ao seu sistema. Assim, dentro do repositório, o usuário consegue realizar pesquisas na plataforma do Ministério.

Pamela Bianca Gouveia - NEaD
(foto: arquivo pessoal)