Publicado em 25 Fevereiro 2010

Lili Lungarezi: ela assina a nossa arte

Eis o trabalho de Lili Lungarezi, artista e designer do projeto. Uma profissional que traz o seu sorriso e simpatia à arte que desenvolve. Ela faz as cores, os traços e o ambiente web dialogarem com aqueles que acessam as ferramentas do projeto. Os ícones utilizados proporcionam uma identificação visual em todo material produzido.

A designer tenta traduzir em palavras o efeito envolvente transmitido pela identidade visual: “Toda a identidade é curva. Significa primeiro uma idéia de movimento, dinamismo, transformação. As ondas que se sobrepõem, vão se encaixando e formam um conjunto. Uma coisa orgânica, que se dimensiona. A água se dimensiona de acordo com o objeto onde está inserida. Ela se adapta”, explica.

Ela continua a explicação, fazendo as devidas relações com o aluno do curso de Pedagogia. “O nosso aluno adequa a vida dele a essas necessidades profissionais. A ponto de optar por um curso a distância. Ele flexibiliza a rotina. O curso está organizado para ele. Respeita, quer atender as necessidades individuais de cada um. Daí as ondas, o movimento”, conclui o pensamento.

No entanto, a artista confessa que houve uma preocupação técnica e gráfica. Uma vez que a impressão, de acordo com o tipo de papel, gera restrições técnicas. Ela informa que usou cores minimamente harmônicas, que fazem parte do dia-a-dia do aluno, como o azul, o verde e vermelho.

Perguntada como vê o aluno de Pedagogia, responde imediatamente: “Vejo um aluno de vanguarda, que se dispõe a participar de uma experiência que é relativamente nova. Através de tecnologias, às vezes desconhecidas. Uma pessoa autônoma, que quer estar inserida no mundo atual, não medo do desconhecido, nem de mexer com as tecnologias”, ressalta.

Segundo Lilian Lungarezi, o trabalho voltado para a educação tem o objetivo principal de despertar em quem está lendo, um prazer absoluto. “Quando a pessoa sente prazer, satisfação, leveza naquilo que lê e vê, o aprendizado é favorecido. Cria-se rapidamente uma relação de intimidade. Todo mundo quer participar do que é belo, bom e harmônico”, conclui, numa explicação poética, mas ao mesmo tempo real.

Matéria: Deisy Fernanda Feitosa