Publicado em 29 Novembro 2019

No Dia Nacional da EaD, ProEF realiza encontro com seus coordenadores

Escrito por: professora Maria Candida Soares Del-Masso

No dia 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional da EAD – Educação a Distância e nessa data os coordenadores das diferentes Instituições de Ensino Superior – IES que compõem o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF participaram de encontro no Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas – IEP³ – Unesp para avaliação das atividades do ano de 2019 e planejamento das ações para o ano de 2020.

A primeira turma do ProEF teve início em 02 de abril de 2018, congrega 180 estudantes de 11 IES Associadas, sendo elas: UFMT, UPE, UNIJUÍ, UFG, UFSCar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG e UNESP, esta última como proponente junto à FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente e nos câmpus de Bauru e Rio Claro com Núcleos na Faculdade de Ciências e no Instituto de Biociências, respectivamente. Até esta data, 163 estudantes realizaram o exame geral de qualificação, o que demonstra a efetividade do curso que está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – PROEB/Capes. Os alunos do mestrado são professores da educação básica em efetivo exercício, o que possibilita a formação em serviço levando para a escola pública atualização profissional, novas práticas e ensino inovador.

No encontro realizado nos dias 26 e 27 de novembro, esteve presente Glailson Capucho, da Coordenação Geral de Programas e Cursos em EAD da Diretoria de Educação a Distância – DED – Capes, que acompanhou as ações realizadas pelo ProEF e apresentou informações sobre a continuidade do programa com abertura da segunda turma em agosto de 2020 com processo seletivo de novos alunos no primeiro semestre do próximo ano.

A EAD cresce no país e a Capes, a partir do ProEB, tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com a política do Ministério da Educação – MEC, mediante apoio às IES ou rede de instituições associadas do País, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica, ações essas realizadas nas modalidades presencial e a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.

foto