Publicado em 07 Novembro 2018

Surge na Unesp instituto para pesquisa em práticas pedagógicas

Por Fabio Mazzitelli - ACI Unesp

IEP³ nasce da união entre Cenepp e NEaD para apostar em metodologias inovadoras de ensino

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (6) o surgimento do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas, mais conhecido pela sigla IEP³. Trata-se de uma Unidade Complementar da Unesp fruto da transformação do atual Cenepp (Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp) e da incorporação do NEaD (Núcleo de Educação a Distância), vinculada diretamente à Vice-Reitoria da Universidade.

O IEP³ tem dois propósitos principais: promover a pesquisa em práticas pedagógicas e em metodologias inovadoras de ensino, apoiadas no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação; e articular políticas para ações relacionadas à formação acadêmica e profissional, em acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o plano de gestão --o instituto foi pensado a partir de demandas das unidades universitárias.

Tais propósitos estabelecem para o novo instituto uma ação transversal entre as atividades de formação continuada docente, hoje própria ao Cenepp, e de atendimento a demandas de mobilidade virtual e uso de tecnologias na educação, essência atual do NEaD. Os coordenadores do Cenepp, Alessandra Lopes, e do NEaD, Marcus Maltempi, explicaram aos conselheiros do colegiado os ganhos nas ações de valorização do ensino, articulado a pesquisa e extensão, e na ampliação das possibilidades de formação profissional que decorrerão do surgimento do IEP³, além do ganho de autonomia institucional.

Essa sinergia vai proporcionar também melhorias em interação, aliando atividades intramuros àquelas voltadas ao público externo, e inovação, com a sistematização e a informatização do material produzido.

“É importante frisar que essa proposta que culminou no IEP³ surgiu nas Unidades Universitárias, com a ideia de se ter maior interação, e foi construída em conjunto com a comunidade”, afirma Alessandra Lopes, coordenadora do Cenepp. “Essa junção potencializa e amplia nossos eixos de formação, tanto para dentro quanto para fora da Universidade.”

Em princípio, serão estabelecidos 34 núcleos locais do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas, um em cada unidade universitária. “Todos ganham com o IEP³. Ganham em interação e ganham em agilidade para os trabalhos já desenvolvidos por essas duas estruturas e para o acompanhamento das diferentes metodologias que envolvem o ensinar e o aprender”, diz Marcus Maltempi, coordenador do NEaD.

Serão quatro as áreas de atuação do instituto: pesquisa, produção e divulgação científica em educação e formação profissional; formação continuada de professores e de outros profissionais; apoio e assessoria pedagógica; e produção e organização de material pedagógico e afins. O IEP³ preservará e respeitará as atividades individuais e a identificação histórica associadas ao Cenepp e ao NEaD e não acarretará aumento de despesas para a Universidade.