Publicado em 25 Outubro 2018

Curso de Pedagogia Híbrido Unesp/UniCeu/UAB é premiado por ser um dos 5 modelos mais inovadores de Educação Superior nas Américas pela Organização Universitária Interamericana (OUI)

O Prêmio Interamericano en Modelos Educativos Innovadores en Educación Superior (MEIN) é uma iniciativa da Organização Universitária Interamericana (OUI), com sede em Quebec, e do Colégio das Américas (COLAM), tem como objetivo promover a difusão, o intercâmbio e o conhecimento de práticas educativas que, por suas características e resultados, são exemplos relevantes de inovação educativa em educação superior.

O curso de Pedagogia Unesp/UniCeu/UAB, na modalidade a Distância ficou em 4º lugar entre mais de 50 selecionados. O reconhecimento foi devido ao exemplo de inovação na educação superior pelas suas características e resultados na cidade de São Paulo. O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo (SME) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES).

A Universidade no CEU, como intitulada na candidatura ao prêmio, configura-se como um modelo disruptivo de educação superior, pois é a Universidade que vai até a escola para formar professores, oferecendo ensino superior a distância com encontros presenciais em 18 Centros Unificados de Educação (CEU), localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo. Com oferta de 900 vagas para os profissionais da educação em exercício. A Unesp proporciona esta formação com o apoio do seu corpo docente e de uma equipe multidisciplinar, bem como sua infraestrutura tecnológica do NEaD/Unesp. A SME fornece o espaço físico e os mediadores pedagógicos são também docentes da Secretaria. O sistema UAB/Capes viabiliza recursos financeiros para a Unesp ampliar sua contribuição para a formação de professores.

A Unesp recebeu menção honrosa no evento realizado entre 22 e 24 de outubro em Medelín, na Colômbia.