Publicado em 08 Outubro 2018

Carta Comemorativa - 10 anos de NEaD/Unesp

Hoje, dia 08 de outubro de 2018, o NEaD/Unesp completa 10 anos de existência. Não poderia deixar esta data passar para, primeiro, agradecer a Deus pelo trabalho que foi realizado até este momento, pelos profissionais de elevada competência que contribuíram com o seu trabalho para que o NEaD chegasse até aqui.

Quero manifestar minha gratidão aos professores da Unesp e de outras instituições que enriqueceram nossas atividades com o seu conhecimento, suas experiências permitiram que levássemos formação de qualidade para 35.912 pessoas nos cursos regulares de graduação, pós-graduação e extensão universitária dos quais participamos. Também preciso deixar o meu mais sincero agradecimento a todos que fizeram parte da equipe NEaD ou que contribuíram indiretamente, os quais ajudaram brilhantemente no desenvolvimento da elaboração dos materiais pedagógicos e tecnológicos, na logística de formação em larga escala e, principalmente, na coordenação das muitas atividades do Núcleo.

Com a equipe NEaD, construímos um dos maiores acervos digitais do Brasil, com mais de 140.000 objetos. A Unesp Aberta, nosso ambiente de cursos abertos, já contribuiu para a formação de mais de 320.000 pessoas no Brasil e no exterior. Lançamos o primeiro curso aberto (MOOC) do mundo com todos os recursos de acessibilidade, isso porque, desde 2014, produzimos materiais didático-pedagógicos com todos os recursos acessíveis, permitindo que pessoas com diferentes deficiências possam realizar os cursos com total autonomia e independência. Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem é autoconfigurável, o que significa se ajustar a todas as necessidades dos usuários.

Com isso, somos hoje referência internacional em acessibilidade digital, o que nos rendeu dois prêmios internacionais, um pela Organização Universitária Interamericana (OUI), com sede em Quebec, e outro pela University of Pennsylvania e QS Quacquarelli Symonds, com o prêmio Reimagine Education, considerado um dos mais importantes na área de inovação em educação superior. Este ano, somos finalistas novamente ao prêmio da OUI com o curso de Pedagogia, considerado um importante modelo inovador de educação superior.

Na área de desenvolvimento de aplicações, construímos ferramentas de Learning Analytics e estamos em fase final de implementação de um sistema de avaliação on-line de aprendizagem, com recursos provenientes de um Edital de Pesquisa da CAPES. Lançamos a revista científica “InFor – Inovação e Formação” que já está em seu 4º volume e conta com acessibilidade, oferecendo artigos em MP3. Captamos nesses 10 anos, o montante de quase 90 milhões de reais em fontes públicas e privadas, e, aqui, os nossos agradecimentos aos parceiros externos que confiaram em nosso trabalho e que permitiram ao NEaD ser estrutura autossustentável na Unesp. Com isso foi possível a montagem de um dos datacenters mais modernos da Unesp; a reforma de nosso auditório; a compra e modernização de equipamentos e de recursos que beneficiaram quase todas as Unidades Universitárias da Unesp; a elaboração de muitos materiais didático-pedagógicos que puderam também ser levados para o ensino presencial; a contratação de profissionais técnicos e administrativos; entre outras tantas atividades que nos orgulhamos.

Estas ações permitiram o desenvolvimento de muitas pesquisas nos níveis de mestrado e doutorado, com geração de diferentes modalidades de bolsas. Finalmente, desejo ao professor Marcus Maltempi e a professora Andreza Leão, novos gestores do NEaD, toda sabedoria, energia e sucesso para os novos tempos que virão. Termino esse ciclo deixando para eles o que falei no meu primeiro dia no NEaD a todos que estavam comigo naquele momento: “E estou plenamente convicto de que aquele que iniciou boa obra em vós, há de concluí-la até o Dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6)”.

Muito obrigado a todos os nossos gestores e parceiros que acreditaram no nosso trabalho.

Klaus Schlünzen Junior - Coordenador NEaD/Unesp (2008 a 2018)