Publicado em 21 Agosto 2018

Curso de Pedagogia Unesp/UniCEU/UAB foi selecionado para concorrer a prêmio internacional

O curso de Pedagogia Unesp/UniCeu/UAB, na modalidade a Distância, foi selecionado para a fase final ao Prêmio Interamericano en Modelos Educativos Innovadores en Educación Superior (MEIN). O prêmio, que é uma iniciativa da Organização Universitária Interamericana (OUI), com sede em Quebec, e do Colégio das Américas (COLAM), tem como objetivo promover a difusão, o intercâmbio e o conhecimento de práticas educativas que, por suas características e resultados, são exemplos relevantes de inovação educativa em educação superior.

O curso de Pedagogia Unesp/UniCeu/UAB foi reconhecido como exemplo de inovação na educação superior pelas suas características e resultados na cidade de São Paulo. É oferecido a partir de uma parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio do Departamento de Estatística da FCT/Unesp, da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo (SME), e do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES).

A Universidade no CEU, como intitulada na candidatura ao prêmio, configura-se como um modelo disruptivo de educação superior, pois é a Universidade que vai até a escola para formar professores, oferecendo ensino superior a distância com encontros presenciais em 18 Centros Unificados de Educação (CEU), localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo. Com oferta de 900 vagas para os profissionais da educação em exercício. A Unesp proporciona esta formação com o apoio do seu corpo docente e de uma equipe multidisciplinar, bem como sua infraestrutura tecnológica do NEaD/Unesp. A SME fornece o espaço físico e os mediadores pedagógicos são também docentes da Secretaria. O sistema UAB/Capes viabiliza recursos financeiros para a Unesp ampliar sua contribuição para a formação de professores.

Esse projeto é importante para um país como o Brasil que precisa de modelos inovadores, que se utilizam das tecnologias digitais de informação e conhecimento para que a educação amplie sua área de atuação e chegue até aos brasileiros que necessitam de formação. Os resultados alcançados até o momento do curso de Pedagogia mostram notável desempenho no que se refere à evasão dos estudantes. Percorrido quase 75% do curso, apenas 16,5% dos alunos se evadiram, a maioria por problemas justificáveis. As avaliações internas têm demonstrado nível de satisfação elevado de nossos estudantes com a qualidade do curso oferecido, em todos os quesitos, num espectro avaliativo que contempla desde o material de estudo e infraestrutura até à competência dos nossos formadores e tutores.

O evento de premiação ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro na cidade de Medellín – Colômbia.