Publicado em 03 Agosto 2018

Editora Unesp lança livros digitais com trabalhos de extensão

Três coletâneas mostram experiências de extensão em educação, políticas públicas e saúde

por: Jorge Marinho e Proex

A Editora Unesp e a Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp lançaram nesta quinta-feira (02/08) três coletâneas com relatos de professores e alunos da Universidade sobre os trabalhos de extensão universitária nas áreas de educação, políticas públicas e saúde.

“Os livros são importantes para a difusão dos resultados, das reflexões e dos experimentos gerados pelas atividades extencionistas da Unesp”, diz a professora Cleópatra da Silva Planeta, pró-reitora de extensão da Unesp.

As obras são digitais e estão disponíveis para download gratuito no site do Cultura Acadêmica, selo especializado da Editora Unesp, criado para auxiliar no atendimento às múltiplas demandas editoriais da Universidade. Também é possível comprar volumes em papel das obras, produzidos sob demanda e enviados a um endereço indicado pelo interessado.

O Portal da Unesp conversou com a presidente do Conselho Editorial da Proex e Coordenadora Editorial do NEaD/Unesp, professora Maria Cândida Del-Masso.

1- Qual a importância destes três livros para a difusão do conhecimento e a reflexão sobre a extensão universitária na Unesp?

Maria Cândida Del-Masso: A extensão universitária, juntamente do ensino e da pesquisa, compõem as dimensões-chave da atividade fim da Universidade. Embora amplamente difundida na Unesp, a extensão universitária ainda demanda maior conhecimento e respeitabilidade pela comunidade acadêmica. Sabemos que no ensino de graduação é amplamente difundida e realizada mediante diferentes ações, projetos e programas. Entretanto, pouco se insere da extensão universitária no ensino de pós-graduação.

Pela própria trajetória de extensão universitária nas universidades brasileiras e por seu caráter inicial voltado apenas à prestação de serviços, muitas vezes em caráter assistencial, pouco se produzia e se documentava sobre essas atividades. Com o crescimento dessa área e seu impacto interno e extramuros, particularmente na Unesp onde a extensão universitária é referencia nacional, ela começa a ganhar espaço na divulgação científica.

Os resultados iniciais podem ser vistos nas publicações da Revista Ciência em Extensão, que desde 2007 disponibiliza seu conteúdo em acesso aberto na plataforma do Open Journal System (OJS) customizada pelo IBICT (Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER), disponível na página da Proex-Unesp.

Posteriormente, quando do avanço das demandas por publicações acadêmicas advindas da extensão universitária, a Proex constitui sua Comissão Editorial com o intuído de prospectar, analisar, produzir e divulgar os conteúdos resultantes de propostas em respostas aos diferentes editais lançados para a publicação de livros. Nesse sentido, a Proex, em parceira com a Editora Unesp, passa a utilizar o selo Cultura Acadêmica em suas publicações, dando maior respeitabilidade acadêmica ao material produzido.

Os livros lançados neste ano resultam dos trabalhos premiados no 8º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Em seguida da premiação, os autores foram convidados a submeter o texto completo do trabalho à Comissão de Publicações da Proex para análise e encaminhamento para parecer externo. Essa comissão constituiu um grupo de docentes para, após avaliação externa, ficarem responsáveis pela elaboração dos livros e a respectiva distribuição dos conteúdos. Após várias reuniões, optou-se por essas três temáticas.

2- Educação, Saúde e Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional são os temas dos livros. Qual é o recorte para esses assuntos?

Maria Cândida Del-Masso: O livro Extensão Universitária e Educação descreve as inúmeras atividades de extensão universitária realizadas nos diferentes câmpus da Unesp tratando de temas e assuntos variados, de surpreendente amplitude nessa área de estudo e pesquisa extensionista.

O que aborda a Extensão Universitária e Saúde divulga resultado de trabalhos nas diferentes subáreas da saúde, com destaque para medicina, odontologia, psicologia, entre outras, fortalecendo a produção de conhecimento científico que serve de ação desencadeadora e suporte para novos projetos.

O terceiro livro Extensão Universitária, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional aborda reflexões sobre a trajetória e as estratégias da realização de propostas que apresentam o desenvolvimento de uma realidade que começa a ser transformada a partir de ações extensionistas, tendo como foco municípios e o seu entorno onde temos os câmpus da Unesp.

3- Por que foi escolhido o livro digital para a disseminação desses conteúdos?

Maria Cândida Del-Masso: O grupo de docentes envolvidos com essas publicações acreditou que a publicação eletrônica viria ao encontro de propostas extensionistas, inclusive algumas abordadas no livro, da rápida socialização do conhecimento, da grande abrangência territorial, do acesso aberto, da economia de materiais, como o papel por exemplo, que privilegiam uma visão estratégica para nosso ecossistema. Embora o livro seja eletrônico, há a possibilidade de impressão sob demanda para os que querem ter o livro impresso.

Extensão universitária e saúde - Rosane Michelli de Castro (org.): clique aqui

Extensão universitária, políticas públicas e desenvolvimento regional - Cláudio Cesar de Paiva (Organizador): clique aqui

Extensão universitária e educação - Maria Candida Soares Del-Masso (Autor), Márcia Pereira da Silva: clique aqui