Publicado em 23 Julho 2018

Parceria entre Brasil e Finlândia para formação de professores

Projeto federal é tema da edição especial Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa - Unesp

A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) lançou neste mês de Julho uma edição especial abordando o projeto Teachers for the Future, criado pelo Ministerio da Educação (MEC) em parceria com duas universidades finlandesas e que ao longo de três anos envolveu 107 professores em programas de formação continuada.

O Dossiê Brasil - Finlândia: Educação para o Século XXI foi elaborado em parceria com as universidades finlandesas Häme University of Applied Science (HAMK) e Tampere University of Applied Science (TAMK) e está disponível aqui.

O dossiê foi organizado pela doutoranda Sheylla Chediak, do Programa de Educação Escolar, da Unesp de Araraquara, pela professora Essi Ryymin (HAMK) e pelo professor José Luís Bizelli (editor da RIAEE) para proporcionar espaço de debate sobre pesquisas e relatos de práticas pedagógicas dos dois países.

A publicação está organizada em eixos temáticos: 1. Comunidades de Aprendizagem na Educação; 2. Inovação curricular; 3. Internacionalização da Educação; 4. Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas (ABP); 5. Tecnologias educacionais com abordagens centradas no estudante.

O dossiê discute resultados do projeto Teachers for the future, uma parceria entre o Ministério da Educação (por meio da sua Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e as Universidades de Ciências Aplicadas HAMK e TAMK com a intenção de oferecer a professores brasileiros o programa finlandês de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências.

“Ao todo foram realizadas três ofertas, em 2014, 2015 e 2016, totalizando 107 professores participantes. Cada edição contou com duas etapas: a primeira foi um curso de formação realizado na Finlândia; e a segunda desenvolveu-se através de projeto aplicado no Brasil. Assim, dados foram gerados, merecendo esta sistematização mais atenta”, aponta a professora e organizadora do dossiê Essi Ryymin, da Finlândia.

Sheylla Chediak foi uma das professoras brasileiras participantes do programa. A doutorando destaca que entre os temas abordados no curso estavam o ensino baseado em competências, abordagens centradas no estudante e aprendizagem para o mundo do trabalho.

“O que este dossiê traz são reflexões sobre pesquisas e relatos de experiências de educadores brasileiros e finlandeses. É importante observar que tendências e inovações na Educação do Século XXI vêm se tornando cada vez mais globais, reflexo de tratados e acordos internacionais, de diretrizes determinadas por organismos multilaterais e da utilização de inovações tecnológicas digitais de informação e comunicação que promovem a quebra de fronteiras geográficas e temporais, favorecendo a disseminação de ideias e práticas pedagógicas”, afirma.

Para o professor José Bizelli, editor da revista, o dossiê consolida o desejo de internacionalização do veículo. “A discussão da educação para o nosso século vem ganhando a agenda nacional e internacional”, lembra. A RIAEE tem Qualis A2 em Educação e tem recebido recursos da PROPe.