NEaD

Com o crescimento de iniciativas de educação a distância (EaD) desenvolvidas na Unesp e o constante incentivo dos órgãos governamentais para o aprimoramento desta modalidade de ensino, foi criado em 2009 o Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

Vinculado ao Gabinete do(a) Vice-reitor(a) da Unesp e atendendo às Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, o NEaD reúne iniciativas educacionais da instituição – ligadas às novas tecnologias digitais e assessora a Comissão Permanente de Educação a Distância da Unesp – na definição de políticas para esta modalidade de ensino, em conjunto com a comunidade acadêmica.

Para atender a necessidade de procedimentos metodológicos e práticas docentes específicas para o modelo EaD – e diferente daquelas utilizados em atividades presenciais – o NEaD oferece estrutura acadêmica de apoio aos cursos, contribuindo para manter a qualidade e credibilidade da Universidade.

Entre as funções do Núcleo estão a organização, administração, implementação e avaliação dos projetos que envolvem o uso de tecnologias no ensino, sejam eles na forma de cursos de extensão, graduação ou pós-graduação.

A coordenação geral do NEaD é realizada pelo professor Klaus Schlünzen Júnior, doutor em Engenharia Elétrica e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, livre-docente em Informática e Educação e professor efetivo da Unesp, câmpus de Presidente Prudente, com ênfase em tópicos relacionados à educação, formação de professores, tecnologias de informação e comunicação e ensino a distância.

Para mais informações sobre o NEaD acesse http://www.unesp.br/nead

Edutec

O Portal Edutec (Educação e Tecnologia), mantido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, tem como objetivo apoiar estudantes, professores e pesquisadores na busca por informações sobre práticas pedagógicas e uso de tecnologias na educação. No Portal também é possível encontrar informações sobre os cursos da Unesp, oferecidos na modalidade a distância e um canal de acesso ao Ambiente Virtual do Aluno (AVA) e ao Acervo Digital.

Conteúdo Aberto

No Portal Edutec o internauta irá encontrar notícias e artigos de opinião sobre a temática da educação e tecnologia, além de informações sobre eventos e dicas de materiais compartilhados no Acervo Digital da Unesp. No Portal o usuário também tem acesso aos vídeos produzidos como conteúdo para os cursos da Unesp e produções complementares.

Ambiente do Cursista

Alunos dos cursos oferecidos na modalidade a distância da Unesp têm acesso à área restrita do Portal Edutec, para consulta de informações acadêmicas, dúvidas e acesso ao AVA do seu curso. Também na área restrita o estudante encontra notícias, comunicados, materiais, dicas de recursos tecnológicos e entra em contato com a equipe do NEaD, tutores e orientadores dos cursos.

AVA

Ambientes Virtuais de Aprendizagem são plataformas de desenvolvimento de cursos e disciplinas a distância, que funcionam como o principal canal de comunicação entre alunos, tutores e professores. Na Unesp, são utilizados o TelEduc e o Moodle.

Nos cursos oferecidos na modalidade pela Universidade, os estudantes utilizam os AVA para acompanhar agendas de aula, fazer download de arquivos, publicar atividades, acessar materiais de apoio – como vídeos, links, imagens, trocar mensagens com colegas e orientadores e interagir nos fóruns de discussão, enquetes e chats.

Aos administradores e formadores dos cursos, o sistema permite uma visão geral de acesso, dados, gráficos e estatísticas sobre a frequência e participação dos alunos e professores no ambiente.

• LogoAna
  • LogoAndef