Quem somos

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), hoje Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³), foi criado em 2009, diante do crescimento das iniciativas de educação a distância na universidade e do constante incentivo dos órgãos governamentais para o aprimoramento e oferecimento dessa modalidade de ensino no país.

Vinculado ao Gabinete do Vice-Reitor da Unesp e atendendo às Pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária, o NEaD - Unesp foi formado por educadores da universidade, com experiência reconhecida em suas áreas de atuação e vivência em projetos de Educação a Distância (EaD) e Inclusão. 

Desse modo, o Núcleo ofereceu infraestrutura acadêmica de apoio aos cursos de EaD da Unesp, contribuindo para manter a qualidade e credibilidade da Universidade. Ao NEaD - Unesp coube reunir as iniciativas educacionais da instituição ligadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), oferecendo orientações técnicas e pedagógicas que atendam à necessidade de procedimentos metodológicos e práticas docentes específicas para o modelo EaD – diferentes daqueles utilizados em atividades presenciais.

O NEaD - Unesp também assessorou a Comissão Permanente de Educação a Distância (CPEaD) da Unesp na definição de políticas para essa modalidade de ensino, em conjunto com a comunidade acadêmica, assim como realizou e incentivou pesquisas sobre as potencialidades das tecnologias educacionais e os consequentes novos modelos de ensino e aprendizagem, pensando e utilizando práticas colaborativas, construcionistas e inclusivas.

Coordenado por professores doutores da Universidade, o Núcleo contou com equipe de docentes e profissionais técnico-administrativos que se empenharam nas atividades de elaboração, administração, execução, divulgação e avaliação de projetos envolvendo o uso de tecnologias na educação, especialmente na forma de cursos de extensão universitária, graduação e/ou pós-graduação.

O Núcleo de Educação a Distância somente foi possível pelos esforços de seus primeiros coordenadores, os professores Klaus Schlünzen Junior e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, ambos docentes da Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente-SP. Somaram-se a estes, os analistas de sistema, Pierre Archag Iskenderian e André Luís Rodrigues Ferreira, com a condução do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI).

Em números, o NEaD - Unesp ofereceu mais de 50 cursos a distância e semipresenciais, que beneficiaram mais de 150 mil pessoas. Os cursos oferecidos possuem excelência em material didático, metodologias inovadoras, avaliação de aprendizagem e acompanhamento especializado por professores e tutores. Essa qualidade é comprovada pelas avaliações dos estudantes, que revelam mais de 90% de satisfação.

O Núcleo de Educação a Distância reuniu profissionais especializados em gestão e certificação acadêmica, em conteúdo pedagógico e metodologia, em design educacional, em tecnologia da informação, em produção e gestão de material, em web design, e, em acessibilidade. Também cultivou infraestrutura física e tecnológica formada por Ambiente Virtual de Aprendizagem do tipo Moodle acessível e autoconfigurável, um Portal (Portal Edutec), uma sala de videoconferência completa com alta definição, um estúdio de televisão para gravação profissional de aulas e atividades didático-pedagógicas, auditório planejado e mobiliado com 150 lugares, equipado com sistema de som e iluminação, um laboratório de informática e uma sala de tutoria.

Os benefícios gerados pelo Núcleo estenderam-se a milhares de pesquisadores, professores, estudantes e integrantes da população em geral com o Acervo Digital da Unesp, um dos três maiores do Brasil. São cerca de 120 mil recursos educacionais, em grande parte abertos, entre eles materiais didático-pedagógicos, teses e dissertações, artigos científicos da Unesp e documentos raros de nossas bibliotecas físicas. Como em tudo o que o NEaD - Unesp produziu, o repositório possui todos os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas ou visuais.

Essa acessibilidade permeou os conteúdos massivos abertos do Núcleo, conhecidos como MOOC (Massive Open Online Courses), disponibilizados por meio do projeto Unesp Aberta. São 73 conteúdos livres e gratuitos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, ofertados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), possibilitando livre acesso ao conhecimento acadêmico produzido a mais de 300 mil pessoas de nosso país.

Durante a existência do NEaD - Unesp foram criados dois serviços editoriais: a InFor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista – NEaD/Unesp, revista de fluxo contínuo, de periodicidade semestral, que publica artigos científicos relacionados à Inovação e Formação; e o programa Publicações - Livros, expediente editorial dedicado à publicação de livros digitais de natureza científica e didático-acadêmicos com o apoio da Editora Unesp e seu selo Cultura Acadêmica Editora.

O Núcleo, a partir dos esforços de seus coordenadores e equipe técnica e pedagógica, conquistaram em 2016 o bronze entre as universidades da América Latina no prêmio Reimagine Education e, também, ainda em 2016, a menção honrosa do Prêmio Interamericano de Inovações Educativas no Ensino Superior na XXXVI Assembleia Geral da Organização Universitária Interamericana (OUI).

Em 5 de dezembro de 2018, mediante Resolução Unesp nº 79,  o NEaD - Unesp compôs junto com o Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas “Professora Adriana Josefa Ferreira Chaves” (CENEPP)  o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas – Profª. Adriana Chaves, o IEP³ - Unesp. O Instituto, assim como fez o Núcleo, seguem com as práticas de aprimoramento e oferecimento da EaD, reunindo iniciativas educacionais voltadas às TDIC e Inclusão e orientações técnicas e pedagógicas que atendam à necessidade de procedimentos metodológicos e práticas docentes específicas a esta modalidade de educação.

O IEP³ tem sua estrutura constituída pelo Conselho Superior mediante Portaria Unesp de 26 de fevereiro de 2019 e pelo Conselho Executivo mediante Portaria Unesp de 02 de abril de 2019.

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