Publicado em 20 Outubro 2017

Seminário vai discutir a educação na primeira infância

Escrito por Vanessa Krunfli Haddad

O Curso Semipresencial de Licenciatura em Pedagogia realiza nos próximos dias 27 e 28 de outubro um evento para discutir a educação na primeira infância. Destinado aos estudantes do curso e demais profissionais de educação interessados no tema, o seminário "Educação da Primeira Infância: Observação, Reflexão e Registro" acontecerá no CEU Campo Limpo e contará com uma conferência, oficinas e relatos de práticas.

Segundo o professor Fábio Hoffmann Pereira, orientador de disciplina no curso de Pedagogiao objetivo é  promover o debate sobre a importância e os meios para a realização da observação, escuta dos bebês e crianças pequenas, reflexão do professor e  documentação pedagógica produzida a partir de análises que levem em conta todos os aspectos a serem apresentados. "Ao mesmo tempo em que temos atitudes de respeito e proteção à criança, devemos dar a ela aquilo que precisa para crescer e se desenvolver com saúde e plenitude. Para tanto, precisamos compreender tudo o que ela diz e também as questões sobre as quais ela silencia", afirma Hoffman, lembrando que os profissionais da educação da infância devem ver a criança como um ser integral, sendo indissociáveis a psique, a cognição e as relações sociais que estabelece.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia é oferecido pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), assim como pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As atividades presenciais são realizadas em polos da Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) da prefeitura de São Paulo.

Inscrições:

Interessados em apresentar relatos de práticas:

Interessados em apresentar oficinas:

Participantes em geral (não servidores municipais):

Local:

Teatro do CEU Campo Limpo
Avenida Carlos Lacerda, nº 678

Programação:

27 de outubro (sexta-feira):

18h às 19h – Credenciamento
19h às 20h30 – Abertura (apresentação cultural e sessão solene)
20h30 às 22h – Conferência: “Educação da Primeira Infância: Observação, Reflexão e Registro”