Publicado em 26 Junho 2017

NEaD da Unesp forma professores de mestrado profissional para oferta de disciplinas a distância

Escrito por Vanessa Krunfli Haddad

Designers Educacionais do Núcleo de Educação a Distância da Unesp deram orientações teóricas e práticas aos docentes do ProfÁgua

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) realizou, entre maio e junho, a formação de professores autores do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). As designers educacionais do NEaD/Unesp estiveram nos polos das Universidades Federais do Espírito Santo (UFES), de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) e das Universidades Estaduais do Amazonas (UEA) e do Rio de Janeiro (UERJ).

O curso é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é proporcionar formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos e gerar produtos que fortaleçam o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
O ProfÁgua reúne as universidades citadas sob a coordenação da Unesp. A primeira turma iniciou o curso em agosto de 2016, com aulas presenciais e o desenvolvimento de algumas atividades complementares a distância. Já em 2018, 9 disciplinas serão ofertadas na modalidade EaD. Para auxiliar os professores dessas disciplinas, as designers educacionais Soellyn Elene Bataliotti e Maria Luiza Ledesma Rodrigues ofereceram formações presenciais de 12 horas sobre as ferramentas e a dinâmica de produção de um curso on-line, bem como suas potencialidades pedagógicas.

Foram abordadas as etapas para o desenvolvimento de um curso, desde o preenchimento de uma matriz (indicando conteúdo, objetivos, materiais, atividades, ferramentas e critérios de avaliação) até a configuração do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os professores conheceram o fluxo geral de trabalho e da elaboração de diferentes materiais didáticos, além das equipes multidisciplinares envolvidas em todos os procedimentos.

Para o professor Cristovão Buarque, do polo da UFRGS, os dois dias foram uma oportunidade de reflexão sobre a transformação do processo do ensino e do seu papel como docente. “Trata-se de um novo trabalho, de uma mudança de perspectiva e de um caminho diferencial para a melhoria das atividades de ensino com a filosofia de trabalho em rede. A Educação a Distância vai além da concepção que muitas pessoas têm: não é uma brincadeira. Precisa ser planejada, detalhada, tem uma organização e deve ser respeitada”, analisa.