Publicado em 17 Abril 2017

Abertas inscrições para Mestrado Profissional em Recursos Hídricos

Até 30 de abril é possível concorrer a 114 vagas

Curso conta com o apoio do NEaD/Unesp para
atividades a distância

O Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) está com inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 30 de abril. Estão previstas o total de 114 vagas para 2017, distribuídas nas instituições associadas. Com recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o ProfÁgua é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O ProfÁgua é coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e participam do curso as seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso tem o objetivo de proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, aprimorando suas competências pessoais e profissionais, com o intuito de melhor qualificá-los para lidar com os problemas associados às questões mais complexas da gestão e regulação das águas no país. O mestrado profissional é voltado para a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (em nível federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos.

Em razão das características de distribuição territorial dos participantes e das instituições, serão utilizadas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação a distância para o desenvolvimento de parte das atividades acadêmicas. Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo serão regularmente matriculados no ProfÁgua em cada instituição associada previamente escolhida e farão parte do corpo discente da pós-graduação dessa IES, à qual cabe emitir o Diploma de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, uma vez cumpridos todos os requisitos para conclusão do curso.

O processo seletivo do curso constará de prova de conhecimentos específicos em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, avaliação da Proposta de Plano de Trabalho e prova de títulos com base em currículo documentado. Eventuais dúvidas ou esclarecimentos, devem ser enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Acesse o edital.

UAB

Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio).

Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/CAPES

• LogoAna