Instituto Benjamin Constant

O Instituto Benjamin Constant foi idealizado sob a inspiração do jovem José Álvares de Azevedo, primeiro cego brasileiro a estudar no Instituto dos Jovens Cegos de Paris. José Álvares de Azevedo é considerado o fundador da causa das pessoas cegas no Brasil.

Através do Decreto Imperial n.º 1.428, de 12 de setembro de 1854, foi inaugurado, solenemente, no dia 17 de setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, D. Pedro II, da Imperatriz e de todo o Ministério, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Este foi o primeiro passo concreto em nosso país para garantir ao cego o direito à cidadania

Estruturando-se de acordo com os objetivos a alcançar, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi pouco-a-pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação das pessoas cegas não era utopia, bem como sua profissionalização.

Com o aumento da demanda, foi idealizado e construído o prédio atual, que passou a ser utilizado a partir de 1890, após a 1ª etapa da construção. Em 1891, o instituto recebeu o nome que tem hoje: Instituto Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao seu terceiro diretor, o grande republicano Benjamin Constant Botelho de Magalhães.

Fechado em 1937 para a conclusão da 2ª e última etapa do prédio, o IBC reabriu em 1944. Em setembro de 1945 criou seu curso ginasial, que veio a ser equiparado ao do Colégio Pedro II em junho de 1946. Foi proporcionado, assim, o ingresso nas escolas secundárias e nas universidades.

Atualmente, o Instituto Benjamin Constant vê seus objetivos redirecionados e redimensionados. É um Centro de Referência, em nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola de ensino fundamental e um setor de reabilitação de jovens e adultos, desenvolve programas de atendimento à deficiência múltipla e à surdo-cegueira, capacita professores e técnicos que atuam na área da deficiência visual, assessora escolas e instituições de ensino, produz material especializado, impressos em Braille e publicações técnico-científicas, além de enfatizar iniciativas nas áreas do esporte, da arte e da cultura.

• LogoAna
  • LogoAndef