Publicado em 25 Agosto 2015

Curso de Extensão sobre Acessibilidade e Usabilidade na EaD

Gratuito e certificado pelo NEaD/Unesp

Está aberta a pré-inscrição para o Curso de Extensão que abordará teoria e prática sobre acessibilidade e usabilidade aplicados a educação a distância. O curso tem como público alvo profissionais que atuam ou que pretendem atuar em cursos na modalidade a distância.

Visando ampliar o entendimento para o gerenciamento e implementação de uma educação a distância acessível e inclusiva e compartilhar a experiência que a Unesp desenvolveu ao longo dos anos sobre acessibilidade e usabilidade na EaD, uma equipe de pesquisadores, professores e consultores com experiência na área organizou um curso introdutório sobre acessibilidade e usabilidade na EaD. Ele será ofertado gratuitamente e com certificação por meio da modalidade a distância, com carga horária de 240 horas, dividido em 9 módulos descritos a seguir:

• Ambientação e Introdução ao curso.

• Concepção Inclusiva na Educação a Distância.

• Tecnologia Assistiva na EaD: utilização e validação.

• Gestão e incorporação de Acessibilidade por meio de Equipe Multidisciplinar.

• Organização do Conteúdo e Design Instrucional Acessível.

• Web Acessível: Ambiente virtual e e-book.

• Produção de Materiais Acessíveis: Audiodescrição, Libras e Legenda.

• Experiência com a tutoria inclusiva.

• Usabilidade e Ergonomia Cognitiva.

Para o coordenador do NEaD/Unesp, prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior, a oferta desse curso visa atender uma demanda crescente para o gerenciamento e implementação da acessibilidade nos cursos ofertados na modalidade a distância. “No NEaD/Unesp recebemos constantemente visitas e o contato de profissionais da educação e de área técnicas ligadas a EaD de instituições públicas e privadas que buscam compreender como introduzir acessibilidade em seus cursos” afirma o coordenador.

A proposta contempla como embasamento teórico e prático o entendimento a respeito da concepção de educação inclusiva aliada a EaD, afirma a profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, que é coordenadora do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES).

As atividades do curso estão com previsão de início para o 2º semestre de 2015. Realize a sua pré-inscrição até o dia 30 de setembro de 2015, para receber informações com data de início por meio do formulário a seguir.

Link: https://goo.gl/zI6iAE

Coordenação NEaD/Unesp