ESCOLA UNESP DE LIDERANÇA E GESTÃO

O objetivo da Escola UNESP de Liderança e Gestão é formar e capacitar os gestores da UNESP, compartilhar melhores práticas de gestão, analisar as práticas visando aprimorar os processos e melhorar a efetividade da gestão institucional.

A IDEALIZAÇÃO E FUNDAÇÃO DA ESCOLA UNESP DE LIDERANÇA E GESTÃO
A Escola UNESP de Liderança e Gestão é produto de uma idealização conjunta dos gestores da UNESP sob a liderança da Profa. Marilza Vieira Cunha Rudge. Este projeto teve como pedra fundamental a Oficina de Educação Corporativa realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2013.

MÓDULOS EM DESENVOLVIMENTO
“Gestão Acadêmica”
Público-alvo: Diretores, Pró-Reitores, Coordenadores e Assessores da UNESP.
Objetivos: Atualização de conhecimentos sobre o contexto em que está inserida a Universidade publica brasileira e valorizar a
importância da gestão estratégica para que a universidade pública atinja suas finalidades.
Temáticas Centrais: A Universidade no mundo global e Estratégias de gestão acadêmica na Universidade Pública Brasileira.

“O papel dos Departamentos e seus gestores na Universidade Pública Brasileira”
Público-alvo: Chefes dos Departamentos da UNESP.
Objetivos: Atualização dos conhecimentos de gestão acadêmica e liderança; Discussão das habilidades inerentes ao papel
Institucional dos Chefes de Departamento; Reflexão das ações estratégicas para a melhoria da gestão na UNESP.
Temáticas Centrais: O papel dos Departamentos na Universidade Pública Brasileira; A arquitetura organizacional da UNESP e suas influências; O papel do Chefe de Departamento: real e esperado; O valor da gestão de mudanças.

“O papel do Coordenador de Curso de Graduação na Universidade Pública Brasileira”
Público-alvo: Coordenadores de Curso de Graduação
Temáticas Centrais: Diretrizes da Educação Superior; A graduação na UNESP; Princípios fundamentais para avaliação da graduação; O aluno de graduação da UNESP; O Coordenador de Curso de Graduação no papel de Líder; Papel Institucional do Coordenador do Curso de Graduação; e Perspectivas futuras para a Graduação.

"Inovação na Gestão e Liderança"
Público-alvo: Vice-Diretores de Unidades e Vice-Coordenadores de Unidades Experimentais.
Temáticas Centrais: “Administração e Governança em Educação Superior: experiências em governança institucional”; "Tendências da Educação Superior e as Perspectivas e Desafios para a Gestão"; “A Universidade em uma Era de Supercomplexidade: desafios e possibilidades”; "O Desafio do Gestor do Setor Público" e “O Papel Institucional do Vice-Diretor”.

MÓDULOS FUTUROS
Em breve.

COMISSÃO GESTORA DA ESCOLA UNESP DE LIDERANÇA E GESTÃO
Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge (Líder da Comissão Gestora)