Publicado em 13 Junho 2018

O impacto da Copa num Brasil em crise

Revista unespciência também mostra importância da pimenta para saúde, entre outros temas

por: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

A edição de junho da revista unespciência traz uma análise sobre o possível impacto da cobertura da grande mídia, em especial da TV, sobre a Copa do Mundo, num momento em que o país enfrenta sérias dificuldades econômicas. E também destaca o estudo do significado das bandeiras dos 32 países participantes da disputa esportiva mais popular do planeta.

Entre os temas apresentados na edição está a pesquisa sobre a importância das pimentas para a saúde humana. No campo social, são discutidas a relação de crianças e adolescentes com o tráfico do Rio de Janeiro e, ainda, as várias manifestações de violência no país e no mundo. A desistência do governo brasileiro de participar da missão de paz na África é um assunto abordado no plano internacional.

As questões literárias estão presentes tanto num artigo sobre a poesia de afrodescendentes como Salgado Maranhão, quanto na análise sobre o significado do livro-jogo The Gates of Death. Em relação à esfera educacional, é publicada uma reflexão sobre a presença das ideologias no ambiente escolar, além da resenha de um livro da Editora Unesp sobre o legado de outras culturas na formação da educação brasileira. Um outro artigo critica a influência da metodologia quantitativista nos estudos econômicos.

Dois intelectuais de grande relevância são homenageados na edição de junho: o geógrafo Milton Santos e o economista Paul Singer. Os dois pensadores formularam ideias que podem ajudar o país a superar seus entraves históricos e ser finalmente campeão em termos de justiça social.

Leia a revista unespciência de junho.