Publicado em 09 Maio 2018

Mestrado profissional em educação física em rede nacional tem aula inaugural

Por: CCS/CAPES

A Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) será a universidade coordenadora do primeiro Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) em rede nacional oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para celebrar o início do curso, um evento de abertura foi realizado no Núcleo de Ensino à Distância (NEaD) da Unesp no dia 13 de abril, seguido de uma aula inaugural ministrada pela professora Denise de Paula Albuquerque, coordenadora do PROEF.

07052018 materia mestrado profissional 8034
Para professores, consolidação de uma rede nacional é essencial para sucesso do curso (Foto: Arquivo Unesp)

O evento foi acompanhado ao vivo por alunos, professores e coordenadores envolvidos com o curso pelo Brasil. Se por um lado o curso é um marco importante no ensino da educação física, ele também impõe desafios aos professores e coordenadores que ainda não dispõem de referenciais para um curso a distância no momento de elaborar, por exemplo, parâmetros de avaliação ou indicadores de qualidade. “Eu digo que nós vamos construir uma história. O nosso grupo é formado por pessoas de diferentes contextos do país. Vamos trazer a realidade de cada um e estabelecer comissões que possam discutir e estabelecer esses parâmetros”, apontou a professora Denise. “Vamos ter momentos de discutir a perspectiva nacional da educação física, mas também de debater o contexto específico de cada região”.

A coordenadora ainda ressaltou que a formação dessa rede é fundamental para dar corpo a um curso sólido de formação profissional que tenha foco no cotidiano da escola. “A ideia do curso é oferecer o conteúdo e as ferramentas que os professores vão precisar para a transformação dos seus alunos no que nós chamamos de ‘chão da escola’. Neste sentido, a rede é importante para pensar este novo formato de ensino.”

Leia o restante da matéria no Portal da CAPES.