Publicado em 24 Janeiro 2018

Revista Inovação e Formação recebe artigos para primeira edição de 2018

Escrito por Vanessa Krunfli Haddad

Publicação científica do NEaD/Unesp, a InFor possui avaliação Qualis e indexação em bases internacionais

Estamos preparando o primeiro número de 2018 da revista eletrônico-científica InFor – Inovação e Formação, periódico do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Prevista para junho, esta será a primeira edição – volume 4 - da publicação que, desde o seu início, em 2015, veiculou 31 artigos originais relacionados aos temas Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação.

A submissão de trabalhos é de fluxo contínuo, no entanto, para a próxima edição, serão avaliados somente os textos enviados até o dia 25 de março. Pesquisadores interessados devem conferir aqui as condições para submissão on-line, diretrizes para autores, informações sobre direitos autorais e a política de privacidade.

Avaliação Qualis e bases indexadoras

Apesar de recente, a InFor vem conquistando credibilidade mediante o trabalho rigoroso de seus editores e avaliadores, atestado pela qualidade dos artigos apresentados. Em seu terceiro volume, a revista obteve o Qualis Periódicos Capes, sendo estratificada como B5 para Ensino e C para Educação na avaliação do quadriênio 2013-2016.

No início deste ano, a publicação científica do NEaD/Unesp foi inserida em três bases indexadoras internacionais: a Latindex, sistema especializado em periódicos científicos editados nos países ibero-americanos; a PKP – Public Knowledge Project, iniciativa multiuniversitária que desenvolve softwares de código aberto e promove pesquisas que melhoram a qualidade e o alcance da publicação acadêmica; e a plataforma Redib (Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento Científico). A PKP é responsável pela criação e gestão do Open Journal System (OJS), sistema utilizado pela InFor para disponibilização de seu conteúdo na web.

“Estas conquistas podem parecer pequenas, mas aqueles que conhecem as exigências da Capes em sua avaliação sabem que nossa breve história já é motivo de orgulho”, afirma o professor Klaus Schlünzen Junior, editor da InFor e coordenador de gestão e certificação acadêmica do NEaD/Unesp. “Continuamos na busca por melhorias, como a indexação da revista em outras bases de informação científica nacionais e internacionais e a obtenção do DOI”, assegura o professor.

Próximos passos

Atualmente, a equipe editorial do NEaD/Unesp está cumprindo os trâmites necessários para a solicitação do DOI (Digital Object Identifier, padrão alfanumérico para identificação de documentos em redes digitais) à Crossref (uma das agências de registro que fazem parte do sistema DOI). Todas as novidades sobre a revista serão divulgadas no site Edutec e nas redes sociais do NEaD/Unesp. Quem desejar receber as informações por e-mail pode se cadastrar aqui.

Mais informações

A revista InFor – Inovação e Informação é uma publicação eletrônica semestral oferecida em formato duplo (Texto em PDF e áudio em MP3) para que possa ser acessível a pessoas com deficiência visual. Registrada no Centro Brasileiro do ISSN (International Standard Serial Number), a publicação disponibiliza seus textos para acesso pela web ou para download, sob licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0), que permite a cópia e redistribuição, desde que sejam dados os devidos créditos, não haja remixagem ou transformação do material, não ocorra uso para fins comerciais e o compartilhamento seja feito sob a mesma licença.

Acesse: http://infor.ead.unesp.br

• t-LogoAndef.png