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Publicado em 14 Novembro 2017

Prefeitura anuncia acordo para promover competências socioemocionais na educação

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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto Ayrton Senna assinaram nesta terça-feira (14) um memorando de entendimentos com a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) visando formar futuros professores para o desenvolvimento, em sala de aula, das competências para o século 21. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma Educação Integral, que valorize e desenvolva não somente as habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais, como colaboração, criatividade e resolução de problemas.

Diversos estudos mostram que essas habilidades socioemocionais têm papel fundamental no desempenho escolar e também nas realizações ao longo da vida. Devido à sua relevância, o tema também está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), hoje em análise no Conselho Nacional da Educação (CNE), e que tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes deverão aprender ao longo da Educação Básica.

Projeto piloto: curso de extensão a distância para estudantes de licenciaturas

O projeto será oferecido a partir de 2018, em caráter piloto, e envolverá um curso de extensão que terá a duração de 100 horas e será oferecido na modalidade de educação a distância para alunos do curso semipresencial de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Unesp e sua Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), por meio de convênio com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dessa licenciatura foi concebido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, responsável pela coordenação pedagógica do curso. As aulas presenciais são ministradas nos polos da UniCEU (Universidade nos Centros Educacionais Unificados). 

O curso de extensão também será oferecido a outras licenciaturas que utilizam os polos da UniCEU, sendo, portanto, extensivo a qualquer outra instituição de ensino e não limitante a alunos da Unesp. Hoje, as UniCEUs disponibilizam cursos em parceria com 12 instituições públicas de Ensino Superior. 

"A Universidade não pode mais continuar ensinando como nos séculos anteriores. Temos várias frentes na Pró-Reitoria de Graduação para tornar o ensino presencial mais atrativo e mostrar que o mundo virtual também é de aprendizado", afirmou o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, durante a cerimônia de assinatura do memorando de entendimentos, na sede da prefeitura paulistana. "Vamos contribuir com nossa experiência na formação de professores em modalidades presenciais, híbridas e a distância", completou. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, também ressaltou a experiência da Universidade em seu discurso: "a Unesp é referência em São Paulo e no Brasil em formação de professores e, juntamente com o poder público e o Instituto Ayrton Senna, poderá formá-los, em uma ação inédita, para exercerem a Educação Integral". O prefeito João Doria destacou que a "cooperação funciona melhor do que a segregação" e que a educação é uma de suas prioridades, sendo necessário valorizar e investir no professor. 

Alinhado a essa iniciativa pioneira no Brasil, foi firmado ainda um protocolo de intenções entre o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Unesp e o Instituto Ayrton Senna para a constituição de uma comissão que deverá apresentar, em até 60 dias, uma proposta de Residência Pedagógica, com foco em Educação Integral, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, anunciado recentemente pelo MEC. A intenção dessa parceria é reunir esforços e proporcionar a troca de experiências entre a Universidade, o terceiro setor e o setor público para que todos contribuam com a missão de apoiar e aperfeiçoar a formação de educadores no país. "A Residência Pedagógica é um sonho antigo. Um bom professor precisa ter uma boa prática e esta se adquire na sala de aula", destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho. 

Competências socioemocionais no currículo municipal

A Prefeitura e o Instituto Ayrton Senna firmaram ainda um acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver projeto-piloto visando a incorporação das competências socioemocionais à política de educação da cidade, já previstas no novo currículo municipal. As ações serão desenvolvidas tanto para a etapa da alfabetização, quanto para os anos finais do Ensino Fundamental. No caso dos anos finais, o projeto será construído junto com educadores e estudantes de cerca de 50 escolas que manifestem interesse em aderir ao projeto. “As habilidades socioemocionais são fundamentais para definir o aluno que queremos formar, ético, responsável e solidário. E a parceria é um apoio importante nesta jornada”, disse o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider. 

Dentre as ações previstas, destaca-se a elaboração conjunta de instrumentos de acompanhamento e análise de indicadores de sucesso. A parceria também buscará implementar na prática a integração do conteúdo das áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) com o desenvolvimento de competências para o século 21.

Saiba mais:

Podcast Unesp:

Secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, diz que a  parceria com a Unesp é fundamental

Reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, fala sobre a contribuição da Universidade nas parcerias anunciadas

 

 

 

 

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