Publicado em 10 Novembro 2017

Unesp e Universidade Aberta de Portugal formalizam protocolo de intenção para cooperação internacional

Protocolo UNESP 06

A Universidade Aberta de Portugal (UAb) é a mais nova parceira da  Universidade Estadual Paulista (Unesp) em suas ações de  internacionalização. As duas universidades celebraram, nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, um protocolo de intenção para cooperação internacional. Os coordenadores do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, professores Klaus Schlünzen Junior e Elisa Tomoe  Moriya Schlünzen, estiveram em Lisboa, onde formalizaram o acordo, juntamente com os professores Paulo Dias, reitor da UAb, e Daniela Melaré Vieira Barros, docente da instituição portuguesa.

Fundada em 1988, a UAb é pioneira em Portugal na educação   superior a distância. Uma das áreas estratégicas dessa universidade   pública é a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições de ensino nacionais e internacionais. Do mesmo modo, a Unesp tem centrado esforços na articulação de parcerias que visam a excelência acadêmica, incluindo a formação de alunos com competências multiculturais.

O acordo firmado prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; a promoção de atividades de pesquisa; a criação de redes de investigação; a participação em seminários e encontros científicos; a troca de informações, publicações e outros materiais didáticos e científicos; a realização de programas acadêmicos de co-orientação e a colaboração em cursos de graduação e pós-graduação. Todas as ações que vierem a ser desenvolvidas deverão constar em projetos específicos.

Protocolo UNESP 02

Fotos:

Acima: da esquerda para a direita: Daniela Melaré Vieira Barros, docente da UAb; Klaus Schlünzen Junior, coordenador de gestão e certificação do NEaD/Unesp; Paulo Dias, reitor da UAb; e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora geral do NEaD/Unesp.

À direita: professores Klaus e Paulo Dias trocam informações sobre as instituições de ensino durante reunião para assinatura do protocolo.

• t-LogoAndef.png