Publicado em 09 Outubro 2017

Artigos sobre Educação a Distância, Educação Especial e Educação Inclusiva

NEaD/Unesp disponibiliza anais do VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e do IV Simpósio Internacional de Educação a Distância

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza na internet os anais do VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e do IV Simpósio Internacional de Educação a Distância, que aconteceram entre os dias 22 e 24 de maio deste ano, na cidade de Presidente Prudente, no interior paulista, com o tema Educação Inovadora e Inclusiva.

Realizados a cada dois anos, os eventos são organizados pela Unesp, por meio do NEaD e do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES). Nessa última edição, participaram mais de 250 profissionais e estudantes da área da Educação, além de visitantes internacionais.

Os anais reúnem mais de 100 artigos científicos e resumos expandidos aprovados para apresentação nos simpósios (nos formatos de pôster e apresentação oral), divididos entre os eixos Educação a Distância e Educação Especial e/ou Inclusiva. “Os números crescentes de submissão de trabalhos nos nossos simpósios mostram a relevância da Inclusão na Educação", ressaltou o professor Klaus Schlünzen Junior , coordenador do NEaD/Unesp, durante a cerimônia de abertura dos eventos.

Clique aqui para acessar o material

Temas

Os temas dos trabalhos científicos foram muito variados, englobando a Educação Inclusiva de estudantes com deficiências visuais, auditivas e intelectuais, com transtornos do espectro autista e com altas habilidades ou superdotação, desde a Educação Infantil até a Educação de Adultos, compreendendo o Ensino Superior. Foram abordados recursos como comunicação alternativa e aumentativa, as Tecnologias Assistivas, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e os objetos de aprendizagem. Outras questões pesquisadas foram a acessibilidade física e espacial, a adaptação do ensino, a alfabetização, o uso de Libras na sala de aula, a avaliação e a formação de professores.

No eixo “Educação a Distância”, entre os assuntos estudados estavam a importância do feedback na construção do conhecimento, a formação de professores para a docência virtual, o perfil do tutor virtual, o uso da linguagem hipertextual, a pedagogia dos multiletramentos, metodologias ativas de aprendizagem, materiais didáticos digitais, evasão e plágio, inclusão pedagógica na EaD, jogos digitais, ensino híbrido, realidade virtual e recursos educacionais abertos.

Aplicativo permitiu a participação do público na avaliação

A comissão científica dos simpósios, formada por professores da Unesp com linhas de pesquisa nos dois eixos temáticos, avaliou os trabalhos com base nos critérios: clareza e objetividade; relevância da abordagem e da análise dos resultados, bem como sua interlocução com objetivos e conclusão; potencial impacto de inovação com a promoção de mudanças na área; pertinência da fundamentação teórica e adequação dos métodos de análise adotados, correta contextualização do tema no eixo; qualidade gramatical do texto.

Dez trabalhos foram indicados para uma nova apresentação, na qual o público pôde analisar a coerência e organização de cada trabalho, além da inovação nos recursos audiovisuais e do domínio dos conteúdos por parte dos autores. Os participantes dos simpósios deram suas notas usando tablets e smartphones, graças ao aplicativo elaborado para os eventos pela designer gráfica Fernanda Sutkus de Oliveira Mello e pelo estagiário de tecnologia Fernando Levandoski, ambos da comissão tecnológica.

Ao final dos simpósios, o trabalho que ficou em primeiro lugar em cada eixo ganhou um troféu. Todos os autores receberam livros, camisetas e um voucher para visitar o Terra Parque Eco Resort, localizado na cidade de Pirapozinho, interior de São Paulo, um dos patrocinadores dos eventos. Confira os três primeiros colocados nas duas categorias:

Educação a Distância:

1º Lugar:

Aplicativo para Smartphones utilizando a Plataforma App Inventor 2: avaliando o grau de satisfação dos alunos por meio de um instrumento de análise utilizando a escala Likert
Autores: Ulisses José Raminelli, Moacir Pereira de Souza Filho e Carla Melissa de Paulo Raminelli

2º Lugar:

Ensino técnico na modalidade a distância: um retrato do atendimento e das políticas públicas para a educação profissional paulista.
Autores: Paulo Roberto Prado Constantino, Márcia Regina de Oliveira Poletine

3º Lugar:

A licenciatura em música na modalidade a distância: reflexões sobre o trabalho do tutor virtual
Autores: Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Goncalves de Oliveira, Nubia Carla Ferreira Cabau, Maria Luisa Furlan Costa

Educação Especial e/ou Inclusiva:

1º Lugar:

Uma proposta inclusiva: o uso do arduíno no ensino de física para alunos com necessidades especiais
Autores: Fernando Carlos Rodrigues Pinto, Érika Aparecida Navarro Rodrigues

2º Lugar:

Ensino de Libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em Física: a obrigatoriedade por meio do Parecer CNE/CP nº2/2015
Autores: Tais Andrade dos Santos, Moacir Pereira de Souza Filho

3º Lugar: