Publicado em 03 Outubro 2017

Educadora americana destaca proatividade do Núcleo de Educação a Distância da Unesp no desenvolvimento de cursos inclusivos

Lisa Ciardulli, da Universidade Santa Fé, ressaltou o comprometimento do NEaD/Unesp com a oferta de ambientes de aprendizagem e materiais didáticos acessíveis

Lisa Ciardulli, vice-presidente adjunta do Centro de Ensino, Tecnologia e Formação da Universidade Santa Fé, que fica em Gainesville, Flórida (EUA), concedeu uma entrevista ao Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp durante sua estada no Brasil. Ela falou como a sua instituição de ensino provê recursos de acessibilidade para os alunos nos cursos presenciais e a distância. Em visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, em Presidente Prudente, e ao NEaD da Unesp, Lisa conheceu a equipe que desenvolve os cursos híbridos e a distância, bem como as metodologias e processos empregados visando a inclusão de todos os estudantes.

Para Ciardulli, a Unesp está à frente da universidade americana no emprego de recursos de acessibilidade, pois estes são planejados juntamente com os cursos, enquanto que, em Santa são providenciados à medida que alunos com deficiências se matriculam e manifestam as suas necessidades. “Estou impressionada com a proatividade da Unesp. Ao contrário dessa universidade brasileira, não possuímos uma equipe para ajudar o corpo docente a desenvolver cursos tendo em mente a inclusão de pessoas com deficiência. Mas é algo que precisamos fazer”.

Em sua entrevista, Lisa conta como funciona a Universidade Santa Fé e como foi sua experiência no Brasil. Assista abaixo:

• t-LogoAndef.png