Publicado em 11 Setembro 2017

Confira artigos de professores do NEaD/Unesp na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Trabalhos abordam as percepções dos cursistas em relação aos ambientes de aprendizagem da Unesp Aberta e do Curso de Pedagogia

Professores e pesquisadores do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicaram dois artigos científicos na mais recente edição temática da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, que traz o dossiê “Educação mediada por Tecnologia: Aprendizagem, Inovação e Perspectivas”. A edição integra 25 artigos que explicam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos socioculturais na Ibero-América.

Unesp Aberta e possibilidades de aprendizado

O professor Klaus Schlünzen Junior, coordenador de gestão do NEaD/Unesp, a professora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, vice-líder do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão, e a professora Deborah Zaduski, doutoranda em Educação, são autores do artigo “As possibilidades da educação não formal nos MOOCs”. O texto descreve uma pesquisa quanti-qualitativa sobre a Unesp Aberta (ambiente de aprendizagem composto por cursos on-line massivos e abertos) e seus participantes.

O estudo proporcionou a identificação do perfil dos aprendizes, bem como a compreensão de suas percepções em relação aos recursos educacionais disponibilizados e à estrutura geral dos cursos. Além disso, foram encontrados indícios de aprendizagem na Unesp Aberta, a partir da interação entre os cursistas.

Acesse o artigo e saiba mais sobre os resultados da pesquisa: https://goo.gl/SyCxgQ

Educação Híbrida e Ensino Superior

O professor Edson do Carmo Inforsato, coordenador pedagógico do Curso Semipresencial de Licenciatura em Pedagogia (cuja segunda edição está em andamento), é coautor do artigo “Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: o Ambiente Virtual de Aprendizagem em Curso Semipresencial”, juntamente com os professores Dayra Émile Guedes Martínez e José Luis Bizelli.

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na primeira edição do Curso de Pedagogia (Programa de Formação de Professores em Exercício no Estado de São Paulo para a Educação Infantil, para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão de Unidade Escolar), realizado por meio de parceria entre a Unesp (Pró-reitoria de Graduação - Prograd) e a Univesp (Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com financiamento da UAB (Universidade Aberta do Brasil)/ Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O NEaD/Unesp foi responsável, entre outras atribuições, pela concepção e implementação do AVA do curso, bem como pela gestão do processo de ensino e aprendizagem on-line, em uma perspectiva de Educação Híbrida.

Acesse o artigo e confira as percepções de estudantes e tutores sobre o ambiente educacional: https://goo.gl/gcqVHz

Sobre a revista

A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação é uma publicação trimestral do Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Cervantes, que reúne professores da Universidad de Alcalá de Henares e da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.

Para ver o dossiê completo, acesse: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.2017

• t-LogoAndef.png