Selo Reimagine

Notícias

Publicado em 05 Setembro 2017

Graduandos da Unesp estudam Libras e Educação Especial e Inclusiva

Disciplina na modalidade EaD foi proposta mediante parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Núcleo de Educação a Distância

Os estudantes de graduação da Unesp iniciaram em setembro a Disciplina Libras, Educação Especial e Inclusiva na modalidade de Educação a Distância (EaD). Desenvolvida por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), a disciplina contempla o estudo em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Unesp, a partir de objetos educacionais, videoaulas, materiais didáticos, fóruns de discussão e web conferências ministradas por instrutora surda; além da realização de provas presenciais no câmpus onde é ministrado o curso de graduação do estudante.

A oferta da disciplina atende à Lei nº 10436/2002, regulamentada pelo Decreto 5626/2005, que exige o ensino da Língua Brasileira de Sinais no curso de Fonoaudiologia e nos cursos de formação de professores: Licenciaturas, Pedagogia e Educação Especial. Para os demais cursos de graduação, a disciplina é optativa.

Aproximadamente 900 graduandos estão matriculados na disciplina, organizados em 18 turmas. Além dos estudantes dos cursos cuja disciplina é obrigatória, estão matriculados graduandos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Farmácia-Bioquímica, Física e Ciências Biológicas.

Concepção multidisciplinar

O design e organização do conteúdo, assim como a produção dos materiais didático-digitais e a implementação no AVA, foram realizados por uma equipe multidisciplinar, envolvendo professores, pesquisadores, intérprete de Libras, designer educacional, produtor audiovisual e profissionais de Tecnologia da Informação.

A mediação pedagógica será feita por tutores escolhidos por meio de processo seletivo proposto para os professores da rede municipal paulistana que foram aprovados no Curso de Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez, oferecido pelo NEaD/Unesp em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Conteúdo inovador

O conteúdo programático da disciplina engloba, de maneira geral, os fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado, a acessibilidade e a Tecnologia Assistiva, o papel do professor na Educação Especial em uma perspectiva de Educação Inclusiva, o histórico e conceituação da pessoa surda e a prática de Libras.

“Ao término do curso, o estudante terá o conhecimento necessário para analisar a importância da inclusão de pessoas surdas na sala comum e refletir sobre a necessidade de mudança no paradigma escolar e na matriz curricular para valorização das diferenças”, afirma o professor Klaus Schlünzen Junior, responsável pela disciplina e coordenador de gestão do NEaD/Unesp.

Para a professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, também responsável pela disciplina e coordenadora geral do NEaD/Unesp, a inclusão das pessoas surdas depende, entre outros fatores, de “conhecer as características de aprendizagem desses estudantes, identificando sua diversidade linguística e cultural”. Por meio da abordagem pedagógica Construcionista, Contextualizada e Significativa, os estudantes aprenderão a elaborar planos de ensino individualizados e a desenvolver projetos usando recursos tecnológicos. Tudo isso tendo em vista os pressupostos da educação inclusiva e de qualidade para a pessoa surda.

A disciplina tem a duração de 60 horas/aula e também é ministrada pela professora Paula Melques, do NEaD/Unesp, com colaboração da professora Danielle Santos, que atuou como conteudista e especialista na área da surdez.

 

  • LogoAna
  • LogoAndef
  • LogoCapes
  • LogoCulturaAcademica
  • LogoEditoraUnesp
  • LogoEscolaDeFormacao
  • LogoEstadoSP
  • LogoFundacaoEco
  • LogoFundunesp
  • LogoMec
  • LogoProex
  • LogoPrograd
  • LogoPropg
  • LogoSecEducacao
  • LogoUab
  • LogoVunesp