Publicado em 01 Setembro 2017

Simpósio debate relação entre Educação e Tecnologia da Informação

Professores da Unesp discorrem sobre como as tecnologias digitais devem ser empregadas no contexto de construção do conhecimento e emprego de novas abordagens pedagógicas

“Educação e Tecnologia da Informação – contexto indissociável”. Esse foi um dos temas abordados no VI Simpósio de Educação, que aconteceu na cidade de Franca, no interior paulista, entre 30 de agosto e 1º de setembro. A mesa-redonda que debateu o assunto contou com a presença dos professores Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Klaus Schlünzen Junior, respectivamente coordenadora geral e coordenador de gestão do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp); da professora Jaqueline Brigladori Pugliesi, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) e da professora Janaína Faustino Leite, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, que moderou o debate.

O evento bianual é organizado por meio de uma parceria entre a Unesp de Franca e o Uni-FACEF, com o objetivo de reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e outros profissionais envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem e gestão escolar. A proposta do encontro é promover discussões teóricas e práticas, produzindo conhecimento que sustente a elaboração de políticas públicas na área educacional, consolidando respostas para os problemas das comunidades representadas.

Durante a mesa-redonda, o professor Klaus Schlünzen Junior defendeu o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a consolidação de ambientes educacionais de aprendizagem, diferentes das tradicionais práticas de ensino, que focam a transmissão de informações pelo professor e não a construção de conhecimento pelos estudantes. “Devemos considerar que o cenário atual oferece às pessoas condições de obter informação quando e onde quiserem. Não há mais dependência da sala de aula presencial ou do professor para isso, o que é perceptível pelo crescimento da educação não formal por meio, por exemplo, de bibliotecas digitais e cursos on-line massivos e abertos”. Desta forma, o papel do professor, tanto em aulas presenciais quanto a distância, deixa de ser o de informar. “Ele deve mediar o processo de acessar a informação e ensinar como usá-la, inserindo a educação não formal no contexto da educação formal”.

Em sua fala, a professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen lembrou que recursos educacionais abertos podem ser usados para valorizar essas novas práticas docentes. “Os estudantes podem usar softwares de código aberto, vídeos, fotos e outros materiais digitais para criar seu próprio conteúdo. Essa é uma experiência que abrange a reflexão, a partir da qual é possível gerar conhecimento”. Para a professora, o maior desafio é valorizar as diferenças oferecendo um contexto e significado para o estudante. “As pessoas possuem diferentes habilidades, potencialidades, motivações e modos de vida. As atividades propostas pelo professor devem emergir do contexto dos discentes e considerar a diversidade para que os conceitos apresentados sejam significativos para cada um”. Esses são os pressupostos da abordagem Construcionista (construir o conhecimento), Contextualizada (considerar o contexto) e Significativa (atribuir valor), desenvolvida por Schlünzen em sua tese de doutorado e validada em sua livre-docência.

Após a mesa-redonda, os professores realizaram a oficina "TIC na sala de aula", juntamente com a doutoranda em educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Deborah Zaduski, que apresentou alguns exemplos práticos de uso das TIC em ambientes de aprendizagem, os quais foram vivenciados nas atividades da oficina.

fa9c91d4 5cec 49b6 becc 97f587e4d8b6

Da esquerda para a direita: professoras Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Jaqueline Brigladori Pugliesi, Janaína Faustino Leite, Célia Maria David (diretora da Unesp de Franca) e professor Klaus Schlünzen Junior.

• LogoAna
  • LogoAndef