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Publicado em 01 Setembro 2017

Simpósio debate relação entre Educação e Tecnologia da Informação

Professores da Unesp discorrem sobre como as tecnologias digitais devem ser empregadas no contexto de construção do conhecimento e emprego de novas abordagens pedagógicas

“Educação e Tecnologia da Informação – contexto indissociável”. Esse foi um dos temas abordados no VI Simpósio de Educação, que aconteceu na cidade de Franca, no interior paulista, entre 30 de agosto e 1º de setembro. A mesa-redonda que debateu o assunto contou com a presença dos professores Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Klaus Schlünzen Junior, respectivamente coordenadora geral e coordenador de gestão do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp); da professora Jaqueline Brigladori Pugliesi, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) e da professora Janaína Faustino Leite, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, que moderou o debate.

O evento bianual é organizado por meio de uma parceria entre a Unesp de Franca e o Uni-FACEF, com o objetivo de reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e outros profissionais envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem e gestão escolar. A proposta do encontro é promover discussões teóricas e práticas, produzindo conhecimento que sustente a elaboração de políticas públicas na área educacional, consolidando respostas para os problemas das comunidades representadas.

Durante a mesa-redonda, o professor Klaus Schlünzen Junior defendeu o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a consolidação de ambientes educacionais de aprendizagem, diferentes das tradicionais práticas de ensino, que focam a transmissão de informações pelo professor e não a construção de conhecimento pelos estudantes. “Devemos considerar que o cenário atual oferece às pessoas condições de obter informação quando e onde quiserem. Não há mais dependência da sala de aula presencial ou do professor para isso, o que é perceptível pelo crescimento da educação não formal por meio, por exemplo, de bibliotecas digitais e cursos on-line massivos e abertos”. Desta forma, o papel do professor, tanto em aulas presenciais quanto a distância, deixa de ser o de informar. “Ele deve mediar o processo de acessar a informação e ensinar como usá-la, inserindo a educação não formal no contexto da educação formal”.

Em sua fala, a professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen lembrou que recursos educacionais abertos podem ser usados para valorizar essas novas práticas docentes. “Os estudantes podem usar softwares de código aberto, vídeos, fotos e outros materiais digitais para criar seu próprio conteúdo. Essa é uma experiência que abrange a reflexão, a partir da qual é possível gerar conhecimento”. Para a professora, o maior desafio é valorizar as diferenças oferecendo um contexto e significado para o estudante. “As pessoas possuem diferentes habilidades, potencialidades, motivações e modos de vida. As atividades propostas pelo professor devem emergir do contexto dos discentes e considerar a diversidade para que os conceitos apresentados sejam significativos para cada um”. Esses são os pressupostos da abordagem Construcionista (construir o conhecimento), Contextualizada (considerar o contexto) e Significativa (atribuir valor), desenvolvida por Schlünzen em sua tese de doutorado e validada em sua livre-docência.

Após a mesa-redonda, os professores realizaram a oficina "TIC na sala de aula", juntamente com a doutoranda em educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Deborah Zaduski, que apresentou alguns exemplos práticos de uso das TIC em ambientes de aprendizagem, os quais foram vivenciados nas atividades da oficina. 

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Da esquerda para a direita: professoras Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Jaqueline Brigladori Pugliesi, Janaína Faustino Leite, Célia Maria David (diretora da Unesp de Franca) e professor Klaus Schlünzen Junior. 

 

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