Publicado em 01 Setembro 2017

Cursos de Engenharia da Unesp inovam ao oferecer disciplina a distância

Desenvolvida pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e pelo Núcleo de Educação a Distância, a disciplina de Ciências Jurídicas e Sociais trouxe novas oportunidades de aprendizado aos estudantes

Uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) visa proporcionar uma nova experiência de aprendizagem aos estudantes dos cursos presenciais de graduação em Engenharia. A Unesp passou a ofertar uma das disciplinas da grade curricular na modalidade a distância, em um projeto-piloto que objetiva inovar no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em um contexto de educação superior.

O projeto, iniciado em agosto e com término em dezembro, envolve a disponibilização on-line da disciplina de Ciências Jurídicas e Sociais para 72 graduandos em Engenharia Aeronáutica e de Telecomunicações (ambos os cursos ministrados no câmpus de São João da Boa Vista) e Engenharia Elétrica (câmpus de Ilha Solteira). Após esse período, será feita uma avaliação para a realização das adequações necessárias e a Reitoria analisará a possibilidade da expansão gradativa da oferta para os demais cursos, com o propósito de aproveitar as melhores competências acadêmicas para uma ação formativa de qualidade por meio das TDIC.

Nas 23 graduações de Engenharia, as disciplinas da área do direito são lecionadas presencialmente por professores, na sua maioria substitutos, uma vez que a pequena carga horária inviabiliza a contratação de docentes efetivos em cada unidade universitária. Cada curso possui entre uma e quatro disciplinas jurídicas, com um total equivalente a 38 por ano. “A implementação das aulas a distância nessas disciplinas, em todos os cursos, melhora a qualidade da abordagem educacional da área e dos materiais didático-pedagógicos, além de gerar uma economia de mais de 60 mil reais por mês, valor hoje destinado à contratação de professores substitutos”, calcula o professor José Carlos de Oliveira, coordenador do curso de Direito da FCHS/Unesp - câmpus de Franca.

Oliveira, que é o autor da disciplina desenvolvida em conjunto com a equipe multidisciplinar do NEaD/Unesp, já observou um benefício pedagógico neste primeiro mês de curso: “em uma sala de aula presencial, os alunos não costumam se manifestar. No ambiente virtual de aprendizagem, houve aproximadamente 250 interações por semana entre estudantes e tutores. Isso é fantástico”, comemora. “As atividades são muito mais intensas. Além das videoaulas, temos estudos de casos e fóruns de discussão. E o aluno tem o prazo de uma semana para ler, pesquisar e participar”, completa.

O NEaD/Unesp disponibiliza a todas as unidades da Universidade o seu expertise em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, inovação educacional, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, acessibilidade web, educação especial e inclusão. “Para o desenvolvimento e implementação de disciplinas nas modalidades híbrida ou a distância, auxiliamos os professores com orientações técnicas e pedagógicas para a adaptação de sua prática docente ao meio digital”, explica a professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora geral do NEaD. “A Educação a Distância não pode ser confundida com a simples transposição de conteúdo dado em sala de aula para ambientes na Internet. É preciso usar métodos específicos para o despertar do interesse pelo aprendizado, incentivo à interação e a realização das atividades. A disciplina de Ciências Jurídicas foi elaborada seguindo estas práticas e já está dando bons resultados para a Universidade e para nossos estudantes”, complementa.

d4e397cc b7fa 46af 9f50 9be181a0665f

Professor José Carlos de Oliveira, coordenador do curso de Direito da FCHS/Unesp, durante gravação das videoaulas no estúdio do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, que fica na cidade de São Paulo

DSC0267

Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora geral do NEaD/Unesp: "É preciso usar métodos específicos para o despertar do interesse pelo aprendizado, incentivo à interação e a realização das atividades".

• LogoAna
  • LogoAndef