Publicado em 28 Agosto 2017

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias convida NEaD/Unesp para dialogar sobre inovação no Ensino Superior

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) compartilhou sua experiência em Educação a Distância e Híbrida por meio de metodologias ativas de aprendizagem com docentes da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade. Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, os professores Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora geral, e Klaus Schlünzen Junior, coordenador de gestão do NEaD da Unesp, estiveram no câmpus da cidade de Jaboticabal, no interior do estado de São Paulo, onde se localiza a FCAV, para palestrar e debater com os docentes sobre os desafios, perspectivas e inovações necessárias no Ensino Superior.

Os professores do NEaD/Unesp foram convidados pelos professores Pedro Luís da Costa Aguiar Alves e Antonio Sergio Ferraudo, respectivamente diretor e vice-diretor da FCAV/Unesp, bem como pelo professor Kléber Tomás de Resende, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), que tem interesse em uma parceria com o NEaD para viabilizar a realização de cursos de educação continuada a distância.

Inovação no Ensino Superior

Em sua explanação, o professor Klaus Schlünzen Junior apresentou as soluções tecnológicas desenvolvidas ou customizadas pelo NEaD/Unesp e que estão à disposição de toda a Universidade. São ambientes de aprendizagem, acervo digital, publicador de e-Books, sistemas de gerenciamento acadêmico e de eventos. Os docentes podem, por exemplo, cadastrar-se no Acervo Digital e disponibilizar seus objetos de aprendizagem e produções científicas para públicos específicos ou a população em geral. Ao fazer seu cadastro no Publicador, podem criar seus próprios e-Books.

Schlünzen Junior destacou a necessidade de inovação no Ensino Superior. De acordo com o professor, a educação passa por uma fase de transição em todo o mundo, deixando para trás a lógica da distribuição de informações e inserindo professores e estudantes na lógica da construção de conhecimento, na qual a interação entre as partes é fundamental. “Com a Internet, a informação está ao alcance de todos. O professor deve estar preparado para fazer a gestão dessa informação, auxiliando o estudante a transformá-la em conhecimento. É um novo paradigma que também exige mudanças na formação inicial dos docentes”, explicou.

Formas de ensinar e aprender: Abordagem CCS

A professora Elisa Schlünzen concorda ressaltando que as universidades, hoje, têm formado docentes com foco acadêmico, para a própria universidade, e não para o mundo do trabalho. “Precisamos ensinar os futuros professores a adotarem metodologias ativas de aprendizagem, que valorizem as diferenças e equiparem as oportunidades”. Um exemplo é a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), desenvolvida pela professora em sua tese de doutorado, com validação na sua tese de livre docência.

A abordagem CCS emprega as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para possibilitar a construção do conhecimento por meio da realização de projetos. “Sob a orientação do professor, os estudantes usam softwares, jogos, redes sociais, blogs para expressar ideias, elaborar modelos, reconhecer processos, representar fenômenos, identificar grandezas, resolver problemas”, explica Elisa Schlünzen. O tipo de atividade é definido de acordo com o contexto do estudante, permitindo que ele veja a importância do conceito dentro da sua realidade.

Os cursos nas modalidades de Educação a Distância e Híbrida do NEaD/Unesp usam a abordagem CCS e recursos de acessibilidade para promover a inclusão de todos os estudantes, com ou sem deficiências, com diferentes habilidades e interesses, sempre valorizando as potencialidades individuais.

Inovação no Ensino Superior

Os professores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp e profissionais da Funep receberam os coordenadores do NEaD/Unesp, professores Klaus e Elisa

• LogoAna
  • LogoAndef