Publicado em 25 Agosto 2017

Alunos do Curso de Pedagogia participam de evento de Educação Inclusiva e conhecem a etnomatemática

Os alunos do Curso Semipresencial de Licenciatura em Pedagogia tiveram, nesta semana, a oportunidade de conhecer experiências práticas de Educação Inclusiva. Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, a UniCEU Quinta do Sol, um dos polos presenciais do curso, promoveu o evento “Educação inclusiva: perspectivas da práxis educacional na diversidade”. Com apresentações culturais, mesa-redonda, palestras e oficinas, o encontro foi organizado pelos próprios estudantes, com auxílio da Orientadora de Disciplina Denise Rachel Pereira.

Os professores convidados apresentaram suas experiências em sala de aula com estudantes surdos, surdocegos e com múltiplas deficiências. As relações étnico-raciais e de gênero também estiveram em pauta.

Na quarta-feira, dia 23 de agosto, o coordenador pedagógico do curso e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Edson do Carmo Inforsato, visitou o polo. O tema do dia foi “Matemática e as relações étnico-raciais”, com explanação de Maria da Conceição dos Santos França, professora da rede pública municipal de São Paulo para Educação Infantil e Fundamental.

A professora abordou o conceito de etnomatemática, ciência que estuda o desenvolvimento e difusão de conhecimentos matemáticos em diferentes contextos culturais, sociais e históricos. É a matemática praticada por grupos com objetivos e tradições comuns, como os indígenas.

Depois de entender a importância do aprendizado da matemática por meio da valorização de diferentes culturas, os alunos participaram de uma oficina de Mancala, jogo milenar originário da África que envolve raciocínio lógico e matemático, e outra de Jogo da Onça, jogo de estratégia de origem indígena.

índice1

O professor Edson do Carmo Inforsato, coordenador do Curso de Pedagogia, aproveitou a oficina para aprender as regras do jogo africano Mancala

• t-LogoAndef.png