Publicado em 16 Agosto 2017

Unesp entre as 3 melhores do país pelo Ranking Xangai

A Unesp encontra-se particularmente alerta para as questões de avaliação institucional de seu desempenho em ensino e pesquisa, de modo que possa tanto melhor se autoavaliar bem como se avaliar comparativamente a outras universidades.

Nesse sentido, desde o início dos trabalhos da atual gestão, foi designada uma comissão especial para análise dos resultados obtidos pela Unesp nos diferentes rankings. O intuito é melhor compreender os critérios de avaliação utilizados pelos rankings de modo a propiciar um uso estratégico desses dados pela Universidade e identificar áreas que precisam de maior atenção.

Ainda nessa esfera de potencializar a evolução institucional, celebrou-se recentemente um convênio com a importante base de dados científicos Scopus, por meio de sua ferramenta SciVal. A partir dela, os gestores da Universidade podem ter informações detalhadas das atividades e tendências de pesquisa da Universidade tanto institucionalmente como a partir de seus docentes.

Aliado a isso, existe um trabalho transversal entre as diversas áreas da Unesp, em que as Pró-reitorias de Pesquisa, Graduação e Pós-graduação, além da Assessoria de Relações Internacionais, trabalham em sintonia com programas de internacionalização da Universidade. Nesse sentido, valem-se de mais de 14% de seus recursos do Plano de Desenvolvimento Institucional para ações que visam a aumentar a visibilidade da Unesp no âmbito internacional por meio de pesquisa e da mobilidade de seus docentes e discentes. Reflexo disso é o reconhecimento internacional da Universidade por meio de mais de 500 convênios que envolvem acordos de pesquisa e extensão entre universidades de praticamente todos os continentes, sobretudo América do Norte e Europa, tradicionalmente representantes de excelência em pesquisa e ensino.

Para a edição de 2017, foram avaliadas, no Ranking Xangai (Academic Ranking of World Universities - ARWU), mais de 1300 instituições de ensino superior, sendo publicadas as TOP 500 do mundo, das quais a Unesp é integrante desde o início do ranking, em 2003.

Em termos de desempenho da Unesp no ranking, observa-se a manutenção da posição 301-400, o que revela uma estabilidade em termos de ensino e pesquisa ao longo do tempo. Esse fato, que se repete em distintos rankings, revela um movimento de consolidação da Unesp dentro dos critérios de avaliação uma vez que, mesmo em períodos de instabilidade política e econômica, como o atual, a Unesp mantém sua capacidade de se reinventar e de criar meios para manter pesquisas e ensino de alto nível, compatíveis com as demais universidades nacionais e internacionais.

Em termos de Brasil, a Unesp foi classificada na posição 2-3, ou seja, está entre as 3 melhores do país, ficando empatada, em segundo lugar, com a UFRJ (Rio de Janeiro). No que se refere às universidades públicas estaduais de São Paulo, observa-se que a USP ocupa o primeiro lugar ao passo que a UNICAMP se situa na sexta posição. A boa posição ocupada pela Unesp decorre principalmente do aumento de seu índice de publicação e do crescente reconhecimento científico de seu corpo docente.

Na América do Sul, o Brasil ocupa a posição de supremacia no ensino superior uma vez que, em 2017, 11 universidades nacionais ficaram dentro das Top 500; e 18, entre as Top 800. Esse dado é especialmente significativo se considerarmos o fato de que Argentina e Chile somam apenas 6 universidades no Top 800.

A série histórica com as classificações da Unesp no ranking Xangai pode ser acessada no endereço: http://www.shanghairanking.com/World-University-Rankings/UNESP.html

A classificação geral das universidades foi publicada dia 15/8 e está disponível em: http://www.shanghairanking.com/ARWU2017.html

A metodologia completa pode ser verificada no endereço http://www.shanghairanking.com/ARWU-Methodology-2017.html.

Mais informações na página dos rankings Unesp: https://ape.unesp.br/ranking/

Informações: Comissão Institucional de Rankings

• t-LogoAndef.png