Selo Reimagine
Ata da 3ª reunião da CPEaD - 16 de setembro de 2015

No dia 16 de setembro de 2015, às 9h00m, na sala anexa ao CO na Reitoria da Unesp, foi realizada a 3ª. reunião da Comissão Permanente de Educação a Distância (CPEaD), designada pela Portaria UNESP nº 545, de 12 de novembro de 2015, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 13 de novembro de 2014, Seção I, página 51. Compareceram os seguintes membros da Comissão: Antonio Cezar Leal (FCT/PP e Assessor da PROEX); Ronaldo Celso Messias Correia (FCT/PP); Klaus Schlünzen Junior (Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp – NEaD/Unesp); Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti (Assessora PROPG) e André Luís Rodrigues Ferreira (Analista Sênior do GTI/NEaD). Os docentes Silvia Helena Modonese Gorla da Silva (CE/Registro); Juliano Maurício de Carvalho (FAAC/Ba); Cristiane Moço Canhetti de Oliveira (FFC/M) justificaram a ausência.

Preliminarmente, o Professor Klaus colocou em discussão a baixa participação dos contemplados nos cursos gratuitos da graduação inovadora em contraste com a efetiva participação aferida nos cursos PROEX, que são pagos. Profa. Silvana comentou que o início do curso é muito básico para ela e a sugestão do Prof. Klaus foi dividir os cursos em módulos com carga horária reduzida, separando os níveis básicos e avançados numa próxima edição, para estimular os docentes com conhecimento inicial em tecnologias da informação e comunicação (TICs) e  permitindo aos mais avançados, iniciar os módulos mais adequados ao seu perfil.

Em seguida, foi dado início a reunião com o primeiro item de pauta sobre as diferentes tecnologias que estão disponíveis na universidade, principalmente os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) Moodle. Foi atribuído ao André o levantamento da situação atual dos ambientes. Ficou também decidido que na  próxima reunião será apresentada e discutida uma minuta de documento da CPEaD no intuito de orientar a comunidade Unespiana quanto aos procedimentos e cuidados no uso das TIC em atividades acadêmicas, uma vez que identificamos muitas situações na Universidade que levantam preocupações.

Na sequência, foi abordada as iniciativas de instalação de equipamentos de TIC oriundas de projetos como por exemplo da FAPESP, que poderiam passar por uma avaliação prévia da área de informática (CSTI ou unidade por exemplo), para que a instalação destes recursos seja realizada em ambientes apropriados como os centros de dados (datacenters) e, ainda, poderiam ser compartilhados com outros pesquisadores durante e após o final da vida útil dos equipamentos, fase em que geralmente são doados para o patrimônio da Unesp, considerando os elevados custos com recursos humanos para administração e manutenção destes equipamentos, que geralmente recaem sobre a instituição.

Sobre a operação conjunta do Repositório Institucional e do Acervo Digital, a Profa. Silvana propôs hospedar tudo que está relacionado a produção acadêmica da universidade apenas no repositório e referenciar os conteúdos no acervo digital para que não se tenha dois locais de hospedagem do mesmo documento. Por outro lado, os conteúdos de EaD permanecerão hospedados no acervo digital do NEaD. Esta proposta poderá ser levada para definição da comissão do repositório institucional, na qual a Profa Silvana participa juntamente com o Prof. Klaus.

Na sequência, foram apresentadas as tecnologias da informação e comunicação (TIC) desenvolvidas no NEaD e disponíveis para uso da universidade. O plano de expansão da rede apresentado no fórum dos diretores foi confirmado pela Assessoria de Informática e em breve deverá ser executada a expansão da velocidade das linhas de dados da universidade. O monitoramento destas linhas foi apresentado na ocasião, confirmando a saturação das linhas de algumas unidades.

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi finalizada, da qual lavrou-se esta Ata.

São Paulo, 16 de setembro de 2015.

Membros da Comissão:

 Ronaldo Celso Messias Correia (FCT/PP)

Silvia Helena Modonese Gorla da Silva (CE/Registro)

Juliano Maurício de Carvalho (FAAC/Ba)

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti (FFC/M)

Antonio Cezar Leal (FCT/PP)

Cristiane Moço Canhetti de Oliveira (FFC/M)

Klaus Schlünzen Junior (Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp – NEaD/Unesp)

André Luís Rodrigues Ferreira (Analista Sênior do GTI/NEaD) 

KLAUS SCHLÜNZEN JUNIOR

Presidente da Comissão Permanente de Educação a Distância

  • LogoAna
  • LogoAndef
  • LogoCapes
  • LogoCulturaAcademica
  • LogoEditoraUnesp
  • LogoEscolaDeFormacao
  • LogoEstadoSP
  • LogoFundacaoEco
  • LogoFundunesp
  • LogoMec
  • LogoProex
  • LogoPrograd
  • LogoPropg
  • LogoSecEducacao
  • LogoUab
  • LogoVunesp