Selo Reimagine
Ata da 1ª reunião da CPEaD - 25/março/2015

No dia 25 de março de 2015, às 9 horas, nas dependências do prédio da Reitoria, à Rua Quirino de Andrade nº 215 – SP – SP, foi realizada a 1ª. reunião dos membros designados para comporem a Comissão Permanente de Educação a Distância (CPEaD), conforme Portaria UNESP nº 545, de 12 de novembro de 2015, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 13 de novembro de 2014, Seção I, página 51. Compareceram os seguintes membros da Comissão: Ronaldo Celso Messias Correia (FCT/PP); Silvia Helena Modonese Gorla da Silva (CE/Registro); Juliano Maurício de Carvalho (FAAC/Ba); Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidott (FFC/M); Cristiane Moço Canhetti de Oliveira (FFC/M); Klaus Schlünzen Junior (Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp – NEaD/Unesp); e André Luís Rodrigues Ferreira (Analista Sênior do GTI/NEaD). Antonio Cezar Leal (FCT/PP) justificou sua ausência.

O assunto tratado foi a avaliação dos cursos de extensão universitária a distância, propostos pelo Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD/Unesp), já aprovados pela Comissão Central de Extensão Universitária (CCEU) em sessão de 01/10/2015, mas que não haviam passado pela Comissão por não estar oficialmente constituída até a data de submissão à Câmara, conforme esclareceu o Professor Klaus aos membros. O Professor também informou que a CCEU, para análise e aprovação dos cursos, subsidiou-se nas manifestações de pareceristas designados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex).

Em seguida, a Comissão aprovou por unanimidade, quanto aos aspectos técnico-pedagógico-financeiros, nos termos da Resolução Unesp 74/2006, alterada pela Resolução Unesp nº 58/2012, os seguintes Cursos: Planejamento de Materiais Didáticos Digitais para EaD (ID 363); Formação de Tutores: Mediação e Feedback (ID 364); Aperfeiçoamento em Moodle (ID 366); Direitos Autorais na Educação a Distância (ID 367); Licitações e Contratos Públicos (ID 368). Para a avaliação dos membros, foram apresentados os formulários cadastrados no Banco de Dados da Proex com as informações de cada um dos cursos mencionados. Professor Klaus esclareceu aos membros da Comissão que os Departamentos das Unidades manifestaram-se favoravelmente à participação de seus docentes coordenadores de tais cursos.

Na oportunidade, ainda foram avaliados pela Comissão, com manifestação favorável ao oferecimento (mediante as informações das propostas já cadastradas na Proex), os seguintes cursos: a) “Sustentabilidade”, que aguarda aprovação do Conselho Deliberativo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), de onde originou a proposta; b) Princípios e Técnicas da Audiodescrição: aplicabilidade em contextos educacionais (ID 369), que aguarda análise e manifestação CCEU, por ter como origem da proposta o NEaD/UNESP, o qual não possui órgão colegiado deliberativo; e c) Práticas Educacionais Inclusivas na área da Deficiência Intelectual (ID 380), que aguarda análise e manifestação da Comissão Permanente de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru (FC/Ba), de onde a proposta tem origem.

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi finalizada, da qual foi lavrada esta Ata.

São Paulo, 25 de março de 2015.

Assinaturas dos Membros da Comissão:

Ronaldo Celso Messias Correia (FCT/PP)

Silvia Helena Modonese Gorla da Silva (CE/Registro)

Juliano Maurício de Carvalho (FAAC/Ba)

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidott (FFC/M)

Antonio Cezar Leal (FCT/PP)

Cristiane Moço Canhetti de Oliveira (FFC/M)

Klaus Schlünzen Junior (Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp – NEaD/Unesp)

André Luís Rodrigues Ferreira (Analista Sênior do GTI/NEaD) 

 

KLAUS SCHLÜNZEN JUNIOR

Presidente da Comissão Permanente de Educação a Distância

  • LogoAna
  • LogoAndef
  • LogoCapes
  • LogoCulturaAcademica
  • LogoEditoraUnesp
  • LogoEscolaDeFormacao
  • LogoEstadoSP
  • LogoFundacaoEco
  • LogoFundunesp
  • LogoMec
  • LogoProex
  • LogoPrograd
  • LogoPropg
  • LogoSecEducacao
  • LogoUab
  • LogoVunesp