Temas Contemporâneos de Segurança Internacional: Ferramentas de Análise

Temas Contemporâneos de Segurança Internacional: Ferramentas de Análise

12 semanas | 36 horas | Há programa de certificação | Natureza Aperfeiçoamento.

Curso Presencial - Local: Praça da Sé, 108 - 1º Andar – Sé, São Paulo/SP. CEP: 01001-001

Previsão de início para: 18/08/2018 - Ressaltamos que a prestação dos serviços educacionais relativos ao curso escolhido está condicionada à inscrição de um número mínimo de participantes que seja suficiente para formar as turmas (tanto para cursos voltados aos profissionais Unesp quanto aos cursos para o público em geral).

Dúvidas sobre a realização inscrição: joelma@fundunesp.unesp.br

Autorizado por: Conselho Deliberativo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, em 25 de junho de 2018, por meio de ad referendum nº02/2018.

Sobre o curso: O Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), com apoio do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da UNESP (IPPRI-UNESP) e do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP), irá promover o curso de extensão “Temas Contemporâneos de Segurança Internacional: Ferramentas de Análise- Segunda Edição”. O curso contempla uma carga horária de 36 horas/aula e ocorrerá entre os dias 18 de agosto e 01 de dezembro, aos sábados pela manhã.

Atualmente, o cenário da segurança internacional é marcado por uma série de conflitos e processos que, de diferentes modos, desafiam os analistas e reforçam a demanda por análises capazes de abarcar a complexidade deste quadro com rigor. Nesse sentido, o curso, reformulado e expandido após a maciça adesão à primeira edição, tem como principal objetivo oferecer aos participantes um referencial para embasamento de análises sobre questões contemporâneas no campo da Segurança Internacional.
 
O curso irá apresentar e discutir os principais temas da segurança internacional contemporânea e, através de estudos de caso, buscará compreender a complexidade dessa classe de eventos e seus impactos políticos e estratégicos.
 
Englobando temas como terrorismo internacional, geopolítica, intervenções humanitárias, migrações e segurança ambiental, espera-se que, ao fim do curso, o aluno adquira uma compreensão mais ampla sobre essa classe de fenômenos e possa relacioná-los ao contexto atual da política internacional. De tal forma, o curso contribui para a formação de profissionais com maior capacidade analítica e sensibilidade às complexidades da segurança internacional contemporânea.

Objetivos: O curso tem como principal objetivo oferecer aos participantes um referencial adequado para embasamento de análises sobre questões contemporâneas no campo da Segurança Internacional. O curso irá apresentar e discutir os principais temas da segurança internacional contemporânea e, através de estudos de caso, buscará compreender a complexidade dessa classe de eventos e seus impactos políticos e estratégicos.


Público-alvo: O curso é aberto para o público em geral, especialmente para graduandos e pós-graduandos da área de Relações Internacionais e afins, bem como jornalistas e funcionários de meios de comunicação. Qualquer pessoa interessada, mesmo que não possua conhecimentos prévios na temática, pode se inscrever e participar do curso. Não há um processo de seleção, sendo o curso limitado apenas pela quantidade de vagas disponíveis.


Dinâmica: O curso possui uma duração de doze semanas, ocorrendo aos sábados pela manhã, no formato aula-palestra. Cada encontro terá como enfoque um tópico específico da temática de Segurança Internacional, com exposições previamente elaboradas sobre os principais temas concernentes à área abordada. Dessa forma, por meio de exposições, debates e estudos de caso, os participantes terão contato com um referencial conceitual adequado para embasar análises sobre os conflitos internacionais, potenciais e manifestos.


Avaliação: Frequência mínima de 70% para emissão de certificado.

Conteúdo programático:

 
18/08 - Encontro 1: Introdução à Segurança Internacional
Conteúdo: Apresentação dos conceitos fundamentais
 
25/08 - Encontro 2: Distribuição de poder e tensões geopolíticas entre grandes potências
Conteúdo: Análises históricas e conjunturais sobre as dinâmicas de distribuição do poder, cooperação e conflito entre grandes potências da atualidade, notadamente Estados Unidos, China e Rússia; discussão de conceitos fundamentais de geopolítica.
 
01/09 - Encontro 3: Segurança coletiva
Conteúdo: Conceito de segurança coletiva; implicações históricas e análise dos principais arranjos de segurança coletiva da atualidade.
 
15/09 - Encontro 4: Economia de defesa
Conteúdo: Definição do conceito de “base industrial de defesa”; quadro atual da oferta internacional de tecnologia militar; fatores que determinam e incidem sobre a demanda por armamentos; discussão de estudos de caso contemporâneos.
 
22/09 - Encontro 5: Política nuclear
Conteúdo: o que são armamentos nucleares; não-proliferação; Irã; Coreia do Norte.
 
29/09 - Encontro 6: Conflitos contemporâneos e intervenções humanitárias
Conteúdo: Novas guerras; impactos sobre a população civil; discussão do conceito de “intervenção humanitária” e suas implicações, a partir de estudos de caso.
 
06/10 - Encontro 7: Migrações e refúgio
Conteúdo: Conceitos fundamentais de migrações e refúgio; questões de identidade; estudos de caso contemporâneos.
 
20/10 - Encontro 8: Operações de Paz
Conteúdo: Definição do conceito; histórico de operações de paz; documentos de reforma; emprego da força; atuais desafios e estudos de caso.

27/10 - Encontro 9: Segurança Ambiental
Conteúdo: “Novos temas” da agenda de segurança; conceito de segurança ambiental; implicações e estudos de caso contemporâneos.

10/11 - Encontro 10: Crime organizado e emprego das forças armadas
Conteúdo: Crime organizado transnacional; emprego das forças amadas pelo Estado dentro das fronteiras nacionais; estudos de caso contemporâneos.

24/11 - Encontro 11: Terrorismo
Conteúdo: Definição de Terrorismo; Estratégia e Tática Terrorista; Al-Qaeda; Israel.

02/11 - Encontro 12: Encerramento
Conteúdo: Análise conjuntural; caso da América do Sul.
 
 
Coordenador/Docente responsável: Prof. Dr. Samuel Alves Soares
Minicurrículo: Professor Livre-Docente do Departamento Relações Internacionais da Unesp, campus de Franca, e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESPUNICAMP-PUC/SP). Pesquisador do GEDES/UNESP. Coordenador do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos da UNESP. 
 
Minicurrículo: Professor Titular do Departamento Relações Internacionais da Unesp, campus de Franca, e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESPUNICAMP-PUC/SP). Diretor do IPRI. Coordenador do GEDES – IPPRI. 
 
Inscrições: 06/07/2018 a 15/08/2018
Valor do Investimento: R$600,00 (em até 6x no cartão de crédito).

Inscrições Encerradas