Elaboração de Cenários Prospectivos e Noções de Planejamento Estratégico: Empregando Métodos e Ferramentas

curso cenários prospectivos

8 semanas | 40 horas | Há programa de certificação | Natureza Curso de Extensão.

Curso Presencial - Local: Praça da Sé, 108 - 4º Andar – Sé, São Paulo/SP. CEP: 01001-001

Previsão de início para: 09/06/2018 - Ressaltamos que a prestação dos serviços educacionais relativos ao curso escolhido está condicionada à inscrição de um número mínimo de participantes que seja suficiente para formar as turmas (tanto para cursos voltados aos profissionais Unesp quanto aos cursos para o público em geral).

Dúvidas sobre a realização inscrição: joelma@fundunesp.unesp.br

Dúvidas sobre o curso: curso.cenariosprospectivos@gmail.com

Autorizado por: Conselho Deliberativo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais.

Sobre o curso: O Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos (GECP), com apoio do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da UNESP (IPPRI UNESP), e com docentes do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC/SP), irá promover o curso “Elaboração de Cenários Prospectivos e Noções de Planejamento Estratégico: Empregando Métodos e Ferramentas”. O curso terá uma carga horária de 40 horas e ocorrerá entre os dias 09 de junho e 07 de julho, aos sábados.

Tendo em vista as dificuldades que as instituições brasileiras, de modo geral, enfrentam nos processos de elaboração de planejamento estratégico e tomada de decisão, o curso busca: fomentar a cultura do pensamento de longo prazo entre estudantes e profissionais no contexto brasileiro; apresentar e debater a importância da prospectiva de cenários no desenvolvimento de planejamentos estratégicos; fornecer ferramental adequado para a elaboração de cenários prospectivos, bem como noções sobre o processo de planejamento estratégico; e debater o papel dos atores e as relações de interesse nos níveis intra-institucional, nacional e internacional.
 
Ao fim do curso, a partir das exposições, debates e exercícios conjuntos, espera-se que os participantes tenham contato com um referencial adequado para a elaboração de cenários prospectivos e noções sobre como dar prosseguimento aos seus respectivos planejamentos estratégicos. Além disso, considerando a formação dos palestrantes, o curso possui um caráter inovador que tensiona a prospectiva de cenários para além do simples conhecimento das técnicas, atribuindo destaque ao papel dos atores e considerando a inter-relação entre ambientes e interesses.

Objetivos: 

  • Fomentar a cultura do pensamento de longo prazo entre estudantes e profissionais no contexto brasileiro;
  • Apresentar e debater a importância da elaboração de cenários prospectivos no desenvolvimento de planejamentos estratégicos;
  • Fornecer ferramental adequado para a elaboração de cenários prospectivos, bem como noções sobre o processo de planejamento estratégico;
  • Debater o papel dos atores e as relações de interesse nos níveis intra-institucional, nacional e internacional;


Público-alvo: O curso é destinado a todos os interessados em adquirir referencial adequado para a elaboração de cenários prospectivos e o emprego de cenários para planejamento estratégico, não sendo necessário conhecimentos prévios específicos sobre o tema. Estudantes e docentes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas, profissionais que desenvolvam ou se interessem pelo desenvolvimento de cenários prospectivos e planejamento estratégico para instituições públicas, privadas, ONGs, ou no âmbito governamental.


Dinâmica: O curso possui duração de seis semanas, ocorrendo aos sábados no formato aula-palestra-atividades. Cada encontro será composto por um primeiro momento de exposição e aproximação ao tema, seguido por exercícios em grupo e debates sobre as etapas do processo de elaboração de cenários prospectivos. No primeiro encontro, os participantes escolherão um tema e horizonte temporal a ser analisado ao longo do curso. Em seguida, se reunirão em grupos de 5 ou 6 pessoas e escolherão um tipo de ator a ser interpretado (empresa, organização não governamental, universidade, entre outros). A partir dessa dinâmica, pretende-se colocar em prática os métodos e ferramentas expostas, bem como demonstrar a complexidade de interesses que envolvem um mesmo objeto.

Avaliação: Frequência mínima de 70% e apresentação de cenários para os temas estabelecidos.

Conteúdo programático:

09/06 (9h às 17h)
Conteúdo: Apresentação dos principais conceitos; Delimitação do tema e horizonte temporal;Identificação e sistematização dos atores. 
 
16/06 (9h às 17h)
Conteúdo:  Identificação e sistematização das variáveis; Identificação e sistematização das sementes de futuro.
 
23/06 (9h às 17h)
Conteúdo:  Análise Morfológica.
 
30/06 (9h às 17h) 
Conteúdo: Descrição dos cenários.
 
07/07 (9h às 17h)
Conteúdo: Cenários Prospectivos e Planejamento Estratégico: possibilidades de aplicação.
 
 
Coordenador/Docente responsável: Prof. Dr. Samuel Alves Soares
Minicurrículo: Professor Livre-Docente do Departamento Relações Internacionais da Unesp, campus de Franca, e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP). Pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Coordenador do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos da UNESP e autor do livro “Do Eldorado à Selva: cenários da integração sul-americana até 2030”, da Editora Cultura Acadêmica.
 
Minicurrículo: Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP). Pesquisador do GEDES e membro do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos. Coautor do livro “Do Eldorado à Selva: cenários da integração sul-americana até 2030”, da Editora Cultura Acadêmica. 
 
Colaboradora: Kimberly Alves Digolin
Minicurrículo: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP). Pesquisadora do GEDES e membro do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos. Coautora do livro “Do Eldorado à Selva: cenários da integração sul-americana até 2030”, da Editora Cultura Acadêmica. 
 
Colaboradora: Mayra do Prado
Minicurrículo: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP). Pesquisadora do GEDES e membro do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos. Coautora do livro “Do Eldorado à Selva: cenários da integração sul-americana até 2030”, da Editora Cultura Acadêmica. 
 
Minicurrículo: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP). Pesquisador do GEDES e membro do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos. Coautor do livro “Do Eldorado à Selva: cenários da integração sul-americana até 2030”, da Editora Cultura Acadêmica.
 
Inscrições: 15/04/2018 a 03/06/2018
Valor do Investimento: R$990,00 (em até 6x no cartão de crédito).
Para pagamento em boleto ou pessoa jurídica, favor entrar em contato pelo e-mail: joelma@fundunesp.unesp.br.

Investimento: R$ 990,00 à vista ou em até 6 vezes no cartão. O pagamento também pode ser realizado através de Nota Fiscal para pessoa jurídica ou Nota de empenho. Nestes casos, envie e-mail com a solicitação para atendimentocursos@nead.unesp.br

Inscrições Encerradas