Logo Unesp

A Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior e as Tecnologias Educacionais

Ilustração de fundo branco. No centro, em um círculo, um envelope. Do círculo, saem várias linhas, que remetem a circuitos de placa eletrônica e que se conectam a outros círculos e retângulos. Dentro de cada um dos círculos, há um desenho.

10 semanas | 100 horas | Há programa de certificação | Natureza Aperfeiçoamento.

Autorizado por: Prograd/Propg

Sobre o curso: O curso pretende possibilitar a aprendizagem sobre concepções educacionais que definiram os paradigmas do que se concebe hoje como avaliação do ensino e da aprendizagem.

Objetivos: Possibilitar a aprendizagem sobre concepções educacionais que definiram os paradigmas do que se concebe hoje como avaliação do ensino e da aprendizagem e aprofundar a análise das concepções, procedimentos e práticas no uso de TDIC nesse processo.

Público-alvo: Docentes, técnico-administrativos e alunos de Pós-Graduação stricto sensu (mestrandos e doutorandos), da Unesp.

Dinâmica: Curso MOOC dividido em 4 Módulos.

Avaliação: A avaliação se dará por meio do estabelecimento de atividades avaliativas (pelo menos uma por semana). Os critérios de avaliação e pesos serão previamente definidos e informados aos cursistas.

Conteúdo programático: O processo de avaliação conduz a uma aprendizagem competente; Quem avalia quem, quando e como?; Conhecer os objetivos e critérios da avaliação e analisar se fazem parte de um mesmo processo; Averiguar de que maneira as TDIC podem ser utilizadas nos procedimentos e práticas de avaliação da aprendizagem e do ensino.

Coordenador/Docente responsável: Professor Klaus Schlünzen Junior.
Minicurrículo: Ã‰ professor do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Letras (FCT) da Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp. É livre-docente em Informática e Educação, doutor em Engenharia Elétrica e mestre em Ciência da Computação pela Unicamp. Licenciado em Matemática pela UFSC.

Docente colaborador: Ana Maria Martins da Costa Santos.
Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade São Marcos (1973), graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Docente colaborador: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
Minicurrículo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp) em 2003. Mestre e Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp em 2014. Docente da FCT/Unesp em caráter temporário, ministrando disciplinas na área de Tecnologias, Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Autora da disciplina Libras, Educação Especial e Inclusiva - EaD, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp. Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), atua desde 2014 como coordenadora do curso de Pedagogia - EAD, docente de cursos de licenciatura e pós-graduação e docente colaboradora do Mestrado em Educação - a partir de 2015.

 

Inscrições Encerradas