Logo Unesp

Orienta√ß√Ķes B√°sicas para a Inclus√£o do Estudante Publico-Alvo da Educa√ß√£o Especial

Ilustração de conjunto de ícones

100 horas | Há programa de certificação | Natureza Formação Continuada.

Autorizado por: Prograd
 
Sobre o curso:  O curso √© uma proposta da Pr√≥-Reitoria de Gradua√ß√£o em parcerias com o N√ļcleo de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia e o CPIDES/Presidente Prudente.

Objetivo: Disponibilizar orienta√ß√Ķes b√°sicas aos professores universit√°rios de como eles poder√£o lidar com o p√ļblico alvo da educa√ß√£o especial no ensino superior.

P√ļblico-alvo:  Docentes, t√©cnico-administrativos e alunos de P√≥s-Gradua√ß√£o stricto sensu (mestrandos e doutorandos), da Unesp.

Din√Ęmica:  Curso MOOC dividido em 8 M√≥dulos, dois deles com 14 horas e 6 com 12 horas. Todos os m√≥dulos s√£o opcionais, podendo o interessado fazer todos, apenas alguns ou mesmo somente um.

Avalia√ß√£o: A avalia√ß√£o ser√° realizada ao final de cada m√≥dulo, quando ser√° disponibilizada rela√ß√£o de itens para checagem.  
Conte√ļdo program√°tico: Educa√ß√£o Especial e Inclusiva: caracteriza√ß√£o e conceitua√ß√£o da defici√™ncia; Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa; Defici√™ncia F√≠sica; Defici√™ncia Auditiva; Defici√™ncia Visual; Defici√™ncia Intelectual; Transtorno Global do Desenvolvimento; e Altas Habilidades ou Superdota√ß√£o.

Coordenador/Docente respons√°vel: Elisa Tomoe Moriya Schlunzen
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em Licenciatura Plena Em Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Engenharia El√©trica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educa√ß√£o (Curr√≠culo) pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de S√£o Paulo (2000). √Č Livre-Docente em "Forma√ß√£o de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva" pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (2015). L√≠der do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclus√£o (API). Atualmente √© professora adjunta da Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho e coordenadora acad√™mica do Programa Rede S√£o Paulo de Forma√ß√£o Docente (Redefor). Atuou como Coordenadora Geral de Pol√≠ticas Pedag√≥gicas na Secretaria de Educa√ß√£o Continuada, Alfabetiza√ß√£o e Diversidade (SECADI) do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) (2001). Tem experi√™ncia na √°rea de Educa√ß√£o, com √™nfase em Tecnologias Digitais de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o na Educa√ß√£o, atuando principalmente nos seguintes temas: Forma√ß√£o de Professores, Abordagem CCS, Educa√ß√£o Especial e Inclusiva e Educa√ß√£o a Dist√Ęncia.

Coordenador/Docente respons√°vel: Jos√© Bras Barreto de Oliveira
Minicurr√≠culo: possui gradua√ß√£o pela Universidade Federal de S√£o Carlos (1985), mestrado em F√≠sica pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em F√≠sica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi diretor da Faculdade de Ci√™ncias de Bauru (2001-2005) e assessora a Pr√≥-Reitoria de Gradua√ß√£o da Unesp desde 2009. Realizou est√°gio de pos-doutoramento na Universidade de Sheffield, Reino Unido (agosto/2006-julho/2007). Desde 1989 √© professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho. Tem experi√™ncia em ensino e pesquisa na √°rea de F√≠sica, com √™nfase em F√≠sica da Mat√©ria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: caracteriza√ß√£o √≥ptica, propriedades de sistemas semicondutores nanoestruturados e fen√īmenos coerentes em pontos qu√Ęnticos.

Docente colaborador: Anna Augusta Sampaio
Minicurr√≠culo: Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho - UNESP, na gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o. Livre-docente em Educa√ß√£o Especial (UNESP), Doutora em Educa√ß√£o (UNESP), Mestre em Educa√ß√£o Especial (UFSCar), Pedagoga (USP). Coordenadora Geral do I Congresso Internacional em Educa√ß√£o Especial e Inclusiva e da XIII Jornada de Educa√ß√£o Especial , a ser promovida pelo Departamento Especial da UNESP, campus de Mar√≠lia, em maio de 2016.

Docente colaborador: Eder Pires de Camargo
Minicurr√≠culo: outor em Educa√ß√£o pela Universidade Estadual de Campinas (2005), possui gradua√ß√£o em Licenciatura em F√≠sica (1995), mestrado em Educa√ß√£o para a Ci√™ncia (2000) e P√≥s-doutorado (2006) pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho; Campus de Bauru. √Č Docente do Departamento de F√≠sica e Qu√≠mica da UNESP de Ilha Solteira e do Programa de p√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o para a Ci√™ncia da Faculdade de Ci√™ncias da UNESP de Bauru onde tamb√©m orienta trabalhos relacionados ao ensino de ci√™ncias e √† inclus√£o de alunos com defici√™ncias.

Docente colaborador: Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Minicurrículo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru.

Docente colaborador: Eliana Zanata
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (1990), Mestrado em Educa√ß√£o Para Ci√™ncia pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educa√ß√£o Especial pela Universidade Federal de S√£o Carlos (2004). Atualmente √© professora em regime de RDIDP na Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho, Coordenadora do Programa de P√≥s Gradua√ß√£o em Doc√™ncia para Educa√ß√£o B√°sica.

Docente colaborador: Danielle Aparecida Nascimento Santos
Minicurr√≠culo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (Unesp) - Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia (FCT/Unesp) em 2003. Mestre e Doutora em Educa√ß√£o, pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o da FCT/Unesp em 2014. Docente da FCT/Unesp em car√°ter tempor√°rio, ministrando disciplinas na √°rea de Tecnologias, Educa√ß√£o Especial e L√≠ngua Brasileira de Sinais (Libras). Autora da disciplina Libras, Educa√ß√£o Especial e Inclusiva - EaD, promovida pela Pr√≥-Reitoria de Gradua√ß√£o (Prograd) da Unesp. Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), atua desde 2014 como coordenadora do curso de Pedagogia - EAD, docente de cursos de licenciatura e p√≥s-gradua√ß√£o e docente colaboradora do Mestrado em Educa√ß√£o - a partir de 2015.

Docente colaborador: Manoel Osmar Seabra Junior
Minicurr√≠culo: Doutor em Educa√ß√£o pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ci√™ncias (FFC), c√Ęmpus de Mar√≠lia-SP. Mestre em Educa√ß√£o F√≠sica e Adapta√ß√£o pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Desenvolvimento Humano e Motricidade ( Unesp - Rio Claro) e Graduado em Educa√ß√£o F√≠sica (Unesp - Bauru). Atualmente √© docente do Departamento de Educa√ß√£o F√≠sica da Unesp, na fun√ß√£o de Chefe de Departamento junto √† Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia (FCT), c√Ęmpus de Presidente Prudente-SP. √Č vice-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama).

Docente colaborador: Denise Ivana de Paula Albuquerque
Minicurr√≠culo: Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente (1987); Especializa√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica Escolar na Universidade Estadual de Maring√° ( 1995) e mestrado em Educa√ß√£o pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE (2004). Doutora em Educa√ß√£o pelo do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o da FCT/ Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho. Atua como Professora Assistente do Departamento de Educa√ß√£o F√≠sica da Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista .

Docente colaborador: Katia de Abreu Fonseca
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (2005) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (2011). Especialista em Psicopedagogia (USC-Bauru) e em Atendimento Educacional Especializado (UNESP-Marilia). Professora da Divis√£o de Educa√ß√£o Especial do Munic√≠pio de Bauru, atualmente desempenha fun√ß√£o de Coordenadora de √Ārea da Educa√ß√£o Especial na Secretaria Municipal da Educa√ß√£o, Departamento de Planejamento, Projeto e Pesquisas Pedag√≥gicas.

Docente colaborador: Ver√īnica Lima dos Reis
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em Psicologia pela Universidade do Sagrado Cora√ß√£o (2002), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (2009), Especializa√ß√£o em Psicologia da Sa√ļde: Pr√°ticas cl√≠nicas e hospitalares (2009), Especializa√ß√£o em Neuropsicologia (2013). √Č doutoranda em Educa√ß√£o Escolar (UNESP Araraquara). Atua como pesquisadora, na fun√ß√£o denominada Especialista do curso de Especializa√ß√£o em Educa√ß√£o Especial na √°rea de Altas Habilidades / Superdota√ß√£o, modalidade semipresencial, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Docente colaborador: Soellyn Elene Bataliotti
Minicurr√≠culo: Formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Educa√ß√£o F√≠sica (2005-2008), pela UNINOVE em Pedagogia (2011-2012), Mestre pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Especial pela Universidade Federal de S√£o Carlos (UFSCAR) e Doutoranda pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em T√©cnicas e M√©todos de Pesquisa pela Universidade Tecnol√≥gica Federal do Paran√° (UTFPR) (2009-2011) e a Especialista em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI) (2011-2012).

Docente colaborador: Ana Virginia Isiano Lima
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em Licenciatura em Letras, pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e gradua√ß√£o em Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia (FCT-UNESP), da Universidade Estadual Paulista "J√ļlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente √© mestranda do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o (PPGE) da FCT-UNESP e possui bolsa de estudo da Comiss√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal do N√≠vel Superior (CAPES).

Docente colaborador: Ana Mayra Silva
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia da Unesp (FCT/UNESP). Mestranda do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o (PPGE) pela mesma institui√ß√£o.

Docente colaborador: Eliane Falconi
Minicurr√≠culo: Professora efetiva na Rede municipal de Presidente Prudente-SP, desde 1993. Em 1999 passou a atuar como professora de Sala de Recursos e a partir de 2004, como professora de Sala de Recursos Multifuncional e Servi√ßo de Itiner√Ęncia, passando a atuar como Especialista no AEE a partir de 2007. Graduada em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste Paulista (1996) e gradua√ß√£o em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2002).

Docente colaborador: Denner Barros
Minicurr√≠culo: Mestrando do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Matem√°tica (PPGEM) pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (UNESP) - Instituto de Geoci√™ncias e Ci√™ncias Exatas da Unesp (IGCE/UNESP). Possui gradua√ß√£o em Licenciatura em Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia da Unesp (FCT/UNESP).

Docente colaborador: Gabriela Alias Rios
Minicurr√≠culo: Doutoranda em Educa√ß√£o pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho; (Unesp). Mestra em Educa√ß√£o Especial pela Universidade Federal de S√£o Carlos (UFSCar). √Č especialista em Audiodescri√ß√£o pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Metodologia do Ensino de L√≠ngua Materna e Estrangeira pela Uninter. Possui gradua√ß√£o em Letras Portugu√™s/Ingl√™s pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e em Pedagogia pela (Unesp)/Universidade Virtual do Estado de S√£o Paulo (Univesp).

Docente colaborador: Denise Gregory Trentin
Minicurr√≠culo: Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2001). Especialista em Educa√ß√£o Especial em Inclus√£o: Forma√ß√£o de Educadores para Potencializar a Inclus√£o, na Unesp- Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia de Presidente Prudente(2007).Mestre em Educa√ß√£o no Programa de Educa√ß√£o da Unesp de Presidente Prudente.

Inscrições Encerradas