Logo Unesp

Práticas de Redação Oficial no Ambiente Unesp - Atualização Gramatical e Ortográfica

Logo da Unesp, abaixo escrito em letras azuis Prática de Redação Oficial no Ambiente Unesp

6 semanas | 12 horas | Há programa de certificação | Natureza Técnica Administrativa.

Previsão de inicio para: 23/09/2015 - Ressaltamos que a prestação dos serviços educacionais relativos ao curso escolhido está condicionada à inscrição de um número mínimo de participantes que seja suficiente para formar as turmas (tanto para cursos voltados aos profissionais Unesp quanto aos cursos para o público em geral).

Autorizado por: Emília Maria Gaspar Tóvolli
 
Sobre o curso: Formulação e coordenação de um plano de capacitação destinado ao desenvolvimento dos servidores que atuam nas áreas administrativas da Unesp.

Objetivo: Propiciar aos participantes o conhecimento básico para produção eficiente de textos oficiais

Público-alvo: Servidores das áreas administrativas da Unesp

Dinâmica: 6 (seis) módulos em EaD, cujos temas remetem à atualização gramatical e nova ortografia da Língua Portuguesa, compostos por: vídeo-aula, textos complementares, exercícios, tarefas para serem respondidas no Fórum e avaliação inicial e final.

Avaliação: Inicial (12 questões disponibilizadas no início do curso) e Final (30 questões ao término do curso).
 
Conteúdo programático:

Comunicação Escrita e Verbal, Níveis de Linguagem, Análise de Documentos;
Crase, Regência Nominal e Verbal, Uso da Vírgula e Pontuação;
Uso dos Porquês, "Armadilhas" Gramaticais, Uso do Gerúndio, Concordância Verbal e Nominal
Novo Acordo Ortográfico;
Estudo do Texto;
Pronomes de Tratamento, Abreviatura de Siglas, Modernização da Correspondência.

Coordenador/Docente responsável: Prof. Luiz Gonzaga Dardes
Minicurrículo: Formado em Administração de Empresas, Direito e Pedagogia, com ênfase em Comunicação Linguística. Ex-funcionário de carreira administrativa no Banco do Brasil, onde atuou como instrutor de treinamento no Departamento de Formação Profissional na área de Comunicação e Expressão por mais de quinze anos. Monitor de cursos de Redação Empresarial no SENAC. Professor de Língua Portuguesa em escolas da rede privada de ensino de Ribeirão Preto; Atua na elaboração e correção de questões e redação em concursos, monografias, além de revisão ortográfica e gramatical de obras literárias e técnicas.

Docente colaborador: Eder Brito
Minicurrículo: Mestre em Administração Pública Local pela Korea University (Coreia do Sul), especialista em Comunicação Organizacional pela FIAM-SP e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de SP. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, coordenando a Assessoria de Comunicação Social. Atualmente é Coordenador de Projetos na OSCIP: Oficina Municipal.
 

Inscrições Encerradas