Logo Unesp

Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior com Tecnologias Educacionais: Estratégia de Desenvolvimento de Projetos, Pbl e outras Metodologias Ativas

Ilustração de computador conectado a ícones que representam materiais.

10 semanas | 100 horas | Há programa de certificação | Natureza Aperfeiçoamento.

Autorizado por: Prograd/Propg

Sobre o curso: O contexto social e escolar atual, em que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm potencializado as formas de comunicação e percepção do mundo, bem como alterado as relações entre os sujeitos e entre professores e estudantes, fazem com que as metodologias de ensino sejam problematizadas, revisitadas e atualizadas. O curso PBL/Projetos – Metodologias Inovadoras tem como premissa apresentar os pressupostos de uma aprendizagem ativa, na qual o ensino e a aprendizagem não são tratados como sinônimos, mas são processos complementares em que a ação do aprendiz é fundamental. Tanto o Problem Based Learning (PBL) quanto o Trabalho com Projetos são estratégias pedagógico/didáticas centradas nos estudantes.

Objetivos: Apresentar as metodologias ativas PBL e Trabalho com Projetos. Estabelecer situações motivadoras em que mediante a apresentação de problemas, os cursistas devem definir objetivos de aprendizado. Motivar o desenvolvimento de um projeto a partir de um tema gerador. Refletir sobre possibilidades de inovação curricular a partir da experiência obtida durante o curso.

Público-alvo: Docentes, técnico-administrativos e alunos de Pós-Graduação stricto sensu (mestrandos e doutorandos), da Unesp.

Dinâmica: Curso MOOC dividido em 4 Módulos.

Avaliação: A avaliação se dará por meio do estabelecimento de atividades avaliativas (pelo menos uma por semana). Os critérios de avaliação e pesos serão previamente definidos e informados aos cursistas.

Conteúdo programático: Introdução à Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-based Learning); Visão Prática da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-based Learning); Trabalho com Projetos: fundamentos e princípios; O Currículo e a Prática do Trabalho com Projetos usando.

Coordenador/Docente responsável: Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora assistente - autárquica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e coordenadora pedagógica da Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Atuou como Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação a Distância.

Docente colaborador: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
Minicurrículo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp) em 2003. Mestre e Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp em 2014. Docente da FCT/Unesp em caráter temporário, ministrando disciplinas na área de Tecnologias, Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Autora da disciplina Libras, Educação Especial e Inclusiva - EaD, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp. Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), atua desde 2014 como coordenadora do curso de Pedagogia - EAD, docente de cursos de licenciatura e pós-graduação e docente colaboradora do Mestrado em Educação - a partir de 2015.

Docente colaborador: Sidinei de Oliveira Sousa.
Minicurrículo: Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE.

 

 

Inscrições Encerradas