Logo Unesp

Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior com Tecnologias Educacionais: Estratégia de Desenvolvimento de Projetos, Pbl e outras Metodologias Ativas

Ilustração de computador conectado a ícones que representam materiais.

10 semanas | 100 horas | Há programa de certificação | Natureza Aperfeiçoamento.

Autorizado por: Prograd/Propg

Sobre o curso: O contexto social e escolar atual, em que as Tecnologias Digitais de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o (TDIC) t√™m potencializado as formas de comunica√ß√£o e percep√ß√£o do mundo, bem como alterado as rela√ß√Ķes entre os sujeitos e entre professores e estudantes, fazem com que as metodologias de ensino sejam problematizadas, revisitadas e atualizadas. O curso PBL/Projetos ‚Äď Metodologias Inovadoras tem como premissa apresentar os pressupostos de uma aprendizagem ativa, na qual o ensino e a aprendizagem n√£o s√£o tratados como sin√īnimos, mas s√£o processos complementares em que a a√ß√£o do aprendiz √© fundamental. Tanto o Problem Based Learning (PBL) quanto o Trabalho com Projetos s√£o estrat√©gias pedag√≥gico/did√°ticas centradas nos estudantes.

Objetivos: Apresentar as metodologias ativas PBL e Trabalho com Projetos. Estabelecer situa√ß√Ķes motivadoras em que mediante a apresenta√ß√£o de problemas, os cursistas devem definir objetivos de aprendizado. Motivar o desenvolvimento de um projeto a partir de um tema gerador. Refletir sobre possibilidades de inova√ß√£o curricular a partir da experi√™ncia obtida durante o curso.

P√ļblico-alvo: Docentes, t√©cnico-administrativos e alunos de P√≥s-Gradua√ß√£o stricto sensu (mestrandos e doutorandos), da Unesp.

Din√Ęmica: Curso MOOC dividido em 4 M√≥dulos.

Avaliação: A avaliação se dará por meio do estabelecimento de atividades avaliativas (pelo menos uma por semana). Os critérios de avaliação e pesos serão previamente definidos e informados aos cursistas.

Conte√ļdo program√°tico: Introdu√ß√£o √† Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-based Learning); Vis√£o Pr√°tica da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-based Learning); Trabalho com Projetos: fundamentos e princ√≠pios; O Curr√≠culo e a Pr√°tica do Trabalho com Projetos usando.

Coordenador/Docente respons√°vel: Professora Elisa Tomoe Moriya Schl√ľnzen
Minicurr√≠culo: Possui gradua√ß√£o em Licenciatura Plena Em Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Engenharia El√©trica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educa√ß√£o (Curr√≠culo) pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de S√£o Paulo (2000). Atualmente √© professora assistente - aut√°rquica da Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho e coordenadora pedag√≥gica da Rede S√£o Paulo de Forma√ß√£o Docente (Redefor). Atuou como Coordenadora Geral de Pol√≠ticas Pedag√≥gicas na Secretaria de Educa√ß√£o Continuada, Alfabetiza√ß√£o e Diversidade (SECADI) do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) (2001). Tem experi√™ncia na √°rea de Educa√ß√£o, com √™nfase em Tecnologias Digitais de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o na Educa√ß√£o, atuando principalmente nos seguintes temas: forma√ß√£o de professores, Inclus√£o Digital e Escolar, Educa√ß√£o Especial, Educa√ß√£o Inclusiva e Educa√ß√£o a Dist√Ęncia.

Docente colaborador: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
Minicurr√≠culo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (Unesp) - Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia (FCT/Unesp) em 2003. Mestre e Doutora em Educa√ß√£o, pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o da FCT/Unesp em 2014. Docente da FCT/Unesp em car√°ter tempor√°rio, ministrando disciplinas na √°rea de Tecnologias, Educa√ß√£o Especial e L√≠ngua Brasileira de Sinais (Libras). Autora da disciplina Libras, Educa√ß√£o Especial e Inclusiva - EaD, promovida pela Pr√≥-Reitoria de Gradua√ß√£o (Prograd) da Unesp. Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), atua desde 2014 como coordenadora do curso de Pedagogia - EAD, docente de cursos de licenciatura e p√≥s-gradua√ß√£o e docente colaboradora do Mestrado em Educa√ß√£o - a partir de 2015.

Docente colaborador: Sidinei de Oliveira Sousa.
Minicurrículo: Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE.

 

 

Inscrições Encerradas