Logo Unesp

Construção de Materiais Didático-Pedagógicos para E-Learning, M-Learning e B-Learning

10 semanas | 100 horas | Há programa de certificação |  Natureza Aperfeiçoamento.

Previsão de inicio para: 01/06/2015 - Ressaltamos que a prestação dos serviços educacionais relativos ao curso escolhido está condicionada à inscrição de um número mínimo de participantes que seja suficiente para formar as turmas (tanto para cursos voltados aos profissionais Unesp quanto aos cursos para o público em geral).

Autorizado por: Prograd/Propg

Sobre o curso: O curso visa atender a uma demanda crescente e urgente no campo da produção de materiais didáticos digitais e a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino superior. Para isso, foi desenvolvido sistema de elaboração de e-book. A utilização desse sistema é intuitiva, dando condições para que os docentes sejam capazes de elaborar o seu próprio material didático digital, integrando imagem, texto, animação, vídeo e jogos em uma interface de e-book interativa, acessível e compartilhada com os seus estudantes.

Objetivo: Instrumentalizar o docente da Unesp para a utilização de um sistema intuitivo e acessível de e-book interativo, visando a elaboração de materiais didáticos digitais destinados a aulas presenciais, bem como, para o uso no e-learning, m-learning e b-learning.

Público-alvo: Docentes, Alunos de Pós-Graduação stricto sensu (mestrandos e doutorandos) regularmente matriculados e Servidores Técnico-Administrativos da Unesp.

Dinâmica: Durante o curso, o docente da Unesp participará de uma comunidade virtual de aprendizagem, visando desenvolver e/ou aprimorar conhecimentos em relação ao desenvolvimento de materiais didáticos digitais. Ao longo do curso, o docente desenvolverá pelo menos um (1) e-book interativo que poderá ser utilizado em disciplinas da graduação. As atividades realizadas pelo docente serão acompanhadas por tutores que darão o suporte necessário para dúvidas e, também, feedbacks formativos, auxiliando no desenvolvimento do e-book.

Avaliação: As atividades serão avaliadas e para a conclusão do curso é necessário que o docente tenha, no mínimo, 75% de frequência e elaborado pelo menos um e-book para ser utilizado em disciplinas da graduação.

Conteúdo programático: conceitos sobre e-learning, m-learning, b-learning e materiais didáticos digitais; organização de conteúdos para a produção de e-books interativos e implementação de conteúdos no e-book.

Coordenador/Docente responsável: Klaus Schlünzen Junior
Minicurrículo: Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), com estágio de pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, professor efetivo da Unesp e do programa de pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

Docente colaboradora: Cícera A. Lima Malheiro
Minicurrículo: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em Educação Especial pela UFSCar; especialista em gestão educacional pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); especialista em Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Pedagogia e Educação Física pela Unesp. Atualmente é Design Educacional no Núcleo de Educação a Distância da Unesp.

Acessível: Ilustração em traços simples de um globo terrestre e seus meridianos em linhas azuis. No centro, um buraco de fechadura.

Inscrições Encerradas